11 ferramentas para medir desempenho de TI

[LoginRadius_Share]

Separamos 11 ferramentas para medir desempenho de TI.

Quando se trata de avaliar a performance da área de TI, sempre surgem muitas dúvidas, principalmente a de como estabelecer uma relação com as metas e objetivos do negócio.

Existem diversas métricas que podem ser exploradas e utilizadas para medir desempenho de TI. Escolha as que mais representem relevância para o negócio e comece a acompanhá-las. Para ajudar você nessa tarefa, separamos 11 ferramentas que oferecem diferentes análises e que podem te auxiliar na produção de seu relatório de monitoramento ou dashboard, como muitos gostam de chamar.

Ferramentas para medir o desempenho de TI:

Ferramentas para medir o desempenho de TI | Monitoramento

Função: ferramentas que monitoram o desempenho, disponibilidade dos recursos e serviços de TI.

Zabbix

Com interface 100% web, a ferramenta de monitoramento de redes, servidores e serviços, pensada para monitorar a disponibilidade, experiência de usuário e qualidade de serviços.

h4Nagios

Programa open source de monitoramento de redes que verifica constantemente a disponibilidade do serviço, seja local ou remoto, e avisa por meio de e-mail ou celular sobre o problema ocorrido. É possível obter relatórios de disponibilidade e configurar ações corretivas para os problemas ocorridos na rede.

Ferramentas para medir o desempenho de TI | Controle de chamados

Função: ferramentas que auxiliam na coordenação das tarefas, gerenciam e medem tempo de resposta e desempenho do time de suporte aos incidentes.

OTRS

Sistema de gerenciamento de incidentes livre e de código aberto que uma organização pode usar para atribuir rótulos para a entrada de requisições e acompanhar comunicações futuras sobre elas. É um meio de gerenciar consultas recebidas, reclamações, pedidos de suporte, relatórios de defeitos e outras comunicações.

GLPI

Solução web open source para gestão de ativos e helpdesk, gerencia problemas de inventário de ativos/hardwares e softwares e suporte ao usuário (helpdesk).

Jira

Ferramenta robusta para gestão de projetos e tarefas, bem como para acompanhamento e reporte de defeitos (bugs) em projetos de qualquer natureza.

Inventário

Função: realiza inventário de aplicações e equipamentos que estão sob gestão da TI.

Lansweeper

Programa de gerenciamento que analisa computadores em rede, faz varreduras com o WMI, compartilhamento de arquivos e acesso remoto ao registro.

Ferramentas para medir o desempenho de TI | OCS Inventory

Software utilizado para gerar relatórios das máquinas. Isto é: faz um inventário de software e hardware de forma simples.

Kaseya

Uma das ferramentas de gerenciamento de sistema com maior poder de integração. Ela se adapta ao seu sistema, permitindo um controle avançado de cada área do sistema.

Ferramentas para medir o desempenho de TI | Produtividade

Função: medem produtividade e uso dos recursos de microinformática (consumo, aplicativos mais utilizados etc.).

LanDesk

Solução simples e com baixo custo, capaz de centralizar todas as disciplinas do ciclo de vida de TI em um único espaço, permitindo aos analistas, gestores e usuários de tecnologia uma experiência única com visibilidade completa da sua área.

TraumaZero

Plataforma composta por produtos fundamentais para construir, distribuir e monitorar todos os serviços de TI com extensiva escalabilidade. Gera análises, diagnósticos e relatórios sofisticados sobre ambientes complexos e heterogêneos, em tempo real.

System Center

Ajuda o gestor a adquirir uma experiência unificada de gerenciamento de datacenter com recursos prontos para uso de monitoramento, provisionamento, configuração, automação, proteção e self-service.

Conclusão:

Usando as ferramentas certas, você vai obter as informações necessárias para o seu controle. Lembre-se de avaliar sempre os resultados e, a partir deles, analisar o que pode ser melhorado.

E você? Conhece alguma outra ferramenta que possa ser complementada com alguma das apresentadas acima, ou que ofereça dados que não foram apresentados?

Deixe sua sugestão em nossos comentários!

Confira o Ebook com Dicas valiosas para medir desempenho de TI.

guia-como-medir-desempenho-de-ti

 

Fontes:
https://computerworld.com.br/
https://computerworld.com.br/quinze-solucoes-de-big-data-e-analytics-que-voce-deveria-observar-de-perto
https://itforum365.com.br

[LoginRadius_Share]