5 Benefícios da Implantação do Monitoramento NOC na sua Empresa

[LoginRadius_Share]

Como já foi salientado diversas vezes em outros posts aqui no blog, o crescimento da tecnologia é inevitável. Assim como a necessidade de implantação de recursos de TI pelas empresas. Mas, a TI também abranger não somente a empresa mas seus clientes com serviços e produtos que tenham um bom desempenho. É nesta etapa que entra o NOC. E nós vamos mostrar para você os 5 benefícios da implantação do Monitoramento NOC na sua empresa.

O que é Monitoramento NOC?

A sigla NOC significa Network Operation Center, ou Centro de Operações em Rede. Resumidamente, é o lugar onde os eventos de TI são monitorados e gerenciados.  A questão é: se a sua empresa precisa planejar e desenvolver projetos e, ao mesmo tempo, monitorar a infraestrutura da rede para manter a qualidade dos serviços, o NOC é a solução.

O que é Monitoramento NOC

O que é Monitoramento NOC

Empresas que realizam o NOC podem oferecer monitoramento de até 24 horas e, desta forma, evitando que as funções da TI sejam acumuladas. Além disso, ele também garante a visibilidade sobre a infraestrutura de rede de forma completa. Apesar do NOC ter muitos benefícios para as empresa, vamos listar os 5 principais.

Vantagem Competitiva

O monitoramento NOC está presente em grandes empresas há algum tempo, visto que tais empresas possuem uma rede muito complexa. Porém, pequenas e médias empresas estão começando a perceber a importância deste monitoramento e a vantagem que ele pode trazer em relação às demais. Já que, ele garante que os serviços, sistemas e a própria equipe de TI estejam sempre disponíveis e funcionando de forma eficiente.

Tal solução faz com que o negócio ofereça um serviço de qualidade para o cliente, gerando mais satisfação. Logo, a vantagem competitiva é forte. Caso contrário, o mau desempenho dos sistemas e indisponibilidade dos serviços podem gerar prejuízos para a organização. Para estas operações o monitoramento NOC é essencial.

Antecipação dos Erros

Quando se tem maior visibilidade sobre os equipamentos de rede, a antecipação e prevenção das falhas é possível. Os dados gerados e filtrados pelo NOC podem levantar informações importantes de hardware e software que auxiliam a antecipação de erros e possíveis problemas na rede.

Antecipação dos Erros

Antecipação dos Erros

Além disso, quando o erro acontece, com o NOC se pode identificá-lo com mais velocidade e otimizar o atendimento para reparar o dano com rapidez.

Planejamento

Um fator importantíssimo para se destacar é a opção de planejamento que o NOC oferece. Visto que, o monitoramento é constante, a empresa pode melhorar seu ambiente de rede e a sua performance. Primeiramente isto ocorre porque a equipe pode focar no planejamento e nos projetos de TI e, em segundo lugar, antes de qualquer falha, o monitoramento NOC pode servir de suporte para melhorias e prevenções. Com um planejamento estruturado, os negócios da empresa irão melhorar cada vez mais.

Exatidão das Informações

Os dados coletados pelo NOC servem de base para emissão de relatórios exatos e detalhados. Tais relatórios informam a condição da infraestrutura da TI, sua capacidade, entre outras informações que auxiliam na tomada de decisões.

Exatidão das Informações

Exatidão das Informações

Com o relatório, os gestores podem ter uma visão detalhada do sistema podendo assim verificar com cautela o que pode ou não ser modificado. Caso alguma modificação seja necessária, a decisão pode ser tomada baseada em dados precisos. Logo, são decisões mais assertivas que irão melhorar e otimizar o desempenho dos seus negócios.

O Serviço pode ser Terceirizado

Para empresas que não possuem verba suficiente para contratação de um serviço NOC interno, a terceirização do NOC é possível e é uma solução mais barata. Existem empresas que oferecem o serviço de monitoramento NOC 24 horas por dia, 7 dias por semana. Tal fator é importantíssimo para o funcionamento do negócio.

24 horas por dia 7 Dias por Semana

24 horas por dia 7 Dias por Semana

Outro fator interessante da terceirização é que a equipe interna de TI das empresas podem focar em assuntos mais estratégicos para o negócio. A disponibilidade da equipe interna de TI pode gerar mais inovação para a empresa, além de melhorar a qualidade dos serviços oferecidos.

E aí, gostou de saber mais sobre o Monitoramento NOC? Então confira o nosso post sobre “Como gerenciar sistemas corporativos de forma eficiente”. Entre em contato conosco e confira nossos serviços de Monitoramento NOC para sua empresa!

[LoginRadius_Share]