5 erros fatais que comprometem seus serviços de TI

[LoginRadius_Share]

Como gestor de uma área crítica e estratégica para as empresas, o CIO deve dedicar especial atenção para os serviços de TI que suportem o crescimento sustentável da companhia no que diz respeito à qualidade, produtividade, eficiência, rentabilidade, inteligência competitiva e inovação.

Porém, essa atuação mais estratégica pode se perder nas pequenas falhas, atrasos e obstáculos do dia a dia, sem que você se dê conta da imensa e incontrolável bola de neve que vai se formando.

Confira neste post os cinco erros fatais que podem comprometer seus serviços de TI.

Erro fatal 1: desorganização

Da correta gestão dos ativos, até questões de conformidade, segurança, atualizações, políticas, controles e processos. A falta de organização nos serviços de TI pode trazer todo tipo de problemas e prejuízos financeiros e de reputação para as empresas. É que por ser um departamento que atende basicamente à todas as demais áreas da empresa, a TI pode impactar tanto positiva como negativamente.

Sem a gestão adequada, com processos bem definidos, os contratempos e dificuldades que, inicialmente, podem parecer menores ou mesmo simples de resolver podem se avolumar e levar o departamento de TI ao limite do impraticável.

Erro fatal 2: falta de contingenciamento

Nenhuma palavra é mais tranquilizadora para um CIO do que contingenciamento. É a duplicidade de ativos, a virtualização e a replicação de dados, o plano de backup e recuperação que garantem que sua empresa esteja preparada para o que der e vier e mantenha os processos e sistemas “rodando”.

No entanto, recursos provisionados em excesso podem causar despesas desnecessárias o que é um crime em tempos de crise econômica e busca constante por menores custos. Por outro lado, se você está gastando todo o seu orçamento apenas com a manutenção de uma infraestrutura cuja capacidade está rapidamente sendo consumida, é preciso ligar o alerta vermelho.

Erro fatal 3: lentidão no tempo de resposta

Como fazer a recuperação dos dados e retornar os sistemas no caso de uma falha nos equipamentos ou um ataque de malware em tempo hábil para não comprometer os negócios da empresa?

E ao receber as solicitações dos usuários, como garantir que todas sejam registradas, classificadas, priorizadas e escaladas de acordo com a, prioridade para o negócio?

A lentidão no tempo de resposta, desde prover um atendimento básico inicial para demandas mais simples dos usuários, até a recuperação de desastres, necessidades de suporte técnico, dia ou noite, 365 dias por ano. Não garantir níveis adequados de tempo de resposta para os usuários é um dos erros fatais que comprometem seus serviços de TI.

Erro fatal 4: fazer tudo dentro de casa

Qual é a justificativa em investir tempo, dinheiro e contratação de pessoal para um processo que não é o core business da empresa no lugar de direcionar estes recursos para o que trará resultados de negócios e posicionar a TI de forma mais estratégica?

Afinal, dificilmente você terá dentro de casa todas as competências para acompanhar as mudanças cada vez mais aceleradas impostas pela Era da Transformação Digital. Por isso, terceirizar os serviços de TI tem sido uma tendência cada vez mais adotada pelas empresas com sucesso.

Erro fatal 5: não ter uma estratégia de inovação

A principal fatia dos investimentos em tecnologia nas empresas ainda é consumida para dar sustentação do negócio, ou seja, para garantir o funcionamento dos serviços de TI básicos.

No entanto, o peso maior do orçamento deveria pender na direção de potencializar o crescimento do negócio; e ainda para iniciativas voltadas para a migração do modelo tradicional aos negócios inovadores proporcionados pela Transformação Digital.

É preciso reduzir custos operacionais, melhorar a eficiência e, ao mesmo tempo, pensar adiante nos investimentos que farão a organização crescer e nas inovações necessárias para a sustentabilidade do negócio no futuro.

Se você se identificou com um ou mais destes problemas, já passou da hora de rever como andam seus serviços de TI. Conte com a EITI Gestão de TI para fazer um diagnóstico da sua infraestrutura e processos e apresentar um projeto de acordo com a necessidade da sua empresa.

Solicite um diagnóstico da sua TI

[LoginRadius_Share]