Budget de TI: erros mais comuns na gestão

[LoginRadius_Share]

No artigo de hoje vamos falar sobre a gestão do Budget de TI. Em tempos de crise, controlar de forma eficiente a verba de TI pode trazer grandes resultados para a organização.

Da série “Desafios que tiram o sono do CIO”, questões como budget de TI (orçamento), pressão em torno do alinhamento aos negócios e como TI oferece retorno sobre o investimento (ROI, na sigla em inglês) são preocupações relevantes levantadas em estudo feito pela Korn Ferry com 131 líderes de TI nos Estados Unidos.

O cenário não é muito diferente no Brasil, de acordo com o levantamento “Antes da TI, a Estratégia”, realizado pela IT Mídia.

Hoje, abordaremos três erros mais comuns na gestão do budget de TI e como o CIO pode virar este jogo para que o departamento conquiste um papel estratégico no desempenho dos negócios.

Principais erros na gestão do budget de TI:

Budget de TI - Infraestrutura que não atende a demanda e que consome todo o budget

Budget de TI – #Erro1- Infraestrutura que não atende a demanda e que consome todo o budget

Se você está gastando o seu orçamento inteiro apenas com a manutenção de uma infraestrutura que está rapidamente tornando-se obsoleta, é preciso rever o modelo.

Como gestor de uma área crítica e estratégica para as empresas, o CIO deve dedicar especial atenção ao planejamento e orçamento de TI que suporte o crescimento sustentável da companhia no que diz respeito à qualidade, produtividade, eficiência, rentabilidade, inteligência competitiva e inovação.

Investimento interno e proprietário ou contratação de serviços terceirizados e na nuvem? O melhor modelo para o seu negócio deve atender aos seus objetivos e considerar análises de demanda, escala, segurança, nível de serviço, carga de trabalho,, investimento, entre outros.

É preciso identificar e avaliar a maturidade dos processos considerados críticos baseando-se nas metas estabelecidas pelos negócios e dimensionar a infraestrutura de TI para o atendimento destes resultados.

Veja mais: Dimensionamento de infraestrutura de TI: o segredo para o sucesso do seu projeto.

Budget de TI - Gestão de TI desconectada com as demais áreas de negócio da empresa

Budget de TI – #Erro2 – Gestão de TI desconectada com as demais áreas de negócio da empresa

TI não deve ser um feudo, isolado das demais áreas da empresa. Ao contrário, como avalia Craig Stephenson, diretor da Korn Ferry para América do Norte:

“devido à sua rápida expansão, seu papel central de negócios e sua ligação crucial em operações e estratégia, o CIO hoje deve ser um líder forte que pode trabalhar com pares em praticamente todos os aspectos do negócio”.

Trata-se de um processo dinâmico, interativo e colaborativo com todas as áreas para estruturar estratégica, tática e operacionalmente os sistemas de informação e a infraestrutura de TI.

Para tanto é preciso identificar todos os problemas e necessidades da companhia e por áreas, tendo em vista o alinhamento estratégico do negócio e quem se beneficia com a implantação de uma determinada solução e de que forma.

Budget de TI - Não ter um plano alinhado com as necessidades de crescimento do negócio

Budget de TI – #Erro3 – Não ter um plano alinhado com as necessidades de crescimento do negócio

Na hora de pensar em investimento em tecnologia a questão principal é como reduzir custos na empresa e, ao mesmo tempo, apoiar de forma estratégica o crescimento do negócio. É preciso reduzir custos operacionais, melhorar a eficiência e, ao mesmo tempo, pensar adiante nos investimentos que farão a organização crescer e nas inovações necessárias para a sustentabilidade do negócio no futuro.

No post “Conte com o parceiro certo e garanta a assertividade no Planejamento de TI” foi apresentado os passos para ter um planejamento de TI assertivo:

Alinhamento estratégico e metas:

Para organizar prioritariamente as atividades necessárias para a execução das decisões.

Avaliação do desempenho e da capacidade atual da área de TI:

O que eu preciso ter “em casa” e o que é possível terceirizar e/ou levar para a nuvem?

Veja mais sobre o assunto: Qual o melhor modelo de Cloud Computing para sua empresa?

Definição dos investimentos, métricas e planos de ação:

O gestor de TI terá em mãos o conjunto de processos críticos que levam à tomada de decisão para alcançar os objetivos da área, a situação atual desses processos e a análise SWOT aplicada a cada um deles.

Acompanhamento e divulgação dos resultados: é nesta etapa que o gestor de TI vai apresentar para a alta direção os resultados tanto qualitativos quanto quantitativos e assegurar uma posição estratégica na corporação.

Conclusão:

Como foi visto, entre os erros mais comuns na gestão do budget de TI está que a principal fatia dos investimentos ainda é consumida para dar sustentação do negócio, ou seja, para garantir o funcionamento dos serviços básicos da TI.

No entanto, o peso maior do orçamento deveria pender na direção de potencializar o crescimento orgânico do negócio permitindo maior escalabilidade; e ainda para iniciativas voltadas para a migração do modelo tradicional aos negócios inovadores proporcionados pela transformação digital.

Veja mais: Transformação Digital: como promovê-la em sua empresa?

Conte com a Eiti Gestão de TI para auxiliar no diagnóstico e na execução de um planejamento financeiro mais próximo da real necessidade da TI da sua empresa. Com o apoio da Eiti você terá uma gestão de TI mais eficiente com otimização de custos.

Para auxiliá-lo a dimensionar corretamente as necessidades da organização a Eiti produziu o ebook gratuito Planejamento e Orçamento de TI.

Planejamento de TI - Orçamento de TI - Eiti Gestão de TI

[LoginRadius_Share]
Error, group does not exist! Check your syntax! (ID: 2)
Error, group does not exist! Check your syntax! (ID: 2)