Case AngelLira: segurança e confiabilidade na gestão de ITO

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Segurança e confiabilidade constituem a base que sustenta as operações da AngelLira, empresa de Monitoramento de Risco, Logística e Jornada, com sede em Chapecó (SC). Segurança e confiabilidade também marcam a parceria entre AngelLira e Eiti Gestão de TI desde o início, em março de 2016.

Em plena era da transformação digital, na qual os negócios e as pessoas estão totalmente conectados, as empresas buscam cada vez mais reforçar a segurança da informação.

Afinal, proteger os seus ativos de missão crítica e maximizar os recursos de TI são fatores de sucesso para acompanhar a velocidade dos negócios e manter a competitividade. A AngelLira encontrou nos serviços especializados de ITO (outsourcing de TI) da Eiti a parceria certa para fazer frente a estes desafios.

O Grupo AngelLira

Com mais de 15 anos de experiência no segmento de tecnologias aplicadas ao monitoramento de frotas e gestão do transporte, o grupo atende milhares de clientes entre embarcadores, transportadores, associações e cooperativas em todo o Brasil.

Atua no desenvolvimento de sistemas e prestação de serviços em Monitoramento de Risco, Logística e Jornada do Motorista e Equipes Externas, via rastreador e produtos mobile.

A AngelLira monitora uma grande parcela da frota que circula nas rodovias brasileiras, nos mais variados segmentos – eletroeletrônico, combustível, alimentos, moveleiro, tabaco, logística, distribuição etc. –, o que coloca a empresa entre as principais escolhas de transportadores e embarcadores do país.

Gestão de ITO: Blindando o ambiente de TI

A Eiti iniciou o trabalho na AngelLira realizando um diagnóstico para dimensionar o ambiente e a infraestrutura de TI da empresa e detectar pontos de atenção que lá na frente poderiam causar problemas, caso não fossem tratadas as causas-raízes.

A partir desse levantamento, em 90 dias um time de nove especialistas da Eiti se revezou na implantação dos procedimentos com metodologias e boas práticas para aumentar ainda mais os níveis de segurança.

Foram adotados procedimentos e ampliadas políticas e ações de proteção de dados para um ambiente totalmente estável e seguro. Um verdadeiro arsenal de proteção extra foi implementado para manter os servidores e a rede blindados e para fornecer um controle maior das configurações de acesso. E sem afetar serviços e sistemas de monitoramento e comunicações.

Como os serviços da AngelLira são extremamente críticos para os clientes, caso do monitoramento de risco, as janelas de trocas para cada alteração nos pontos de infraestrutura eram de apenas duas horas. Ou seja, esse era o tempo máximo para virar cada projeto, sem afetar o ambiente.

Toda a topologia do ambiente de TI foi ampliada:

  • Aplicativos avançados de firewall
  • Servidores de virtualização do datacente
  • Roteadores
  • Rede core
  • Banco de dados

Foi usada a tecnologia mais avançada para manter o ambiente seguro e com ganhos de estabilidade. Dessa forma, é possível à AngelLira antecipar-se aos riscos.

Parceria estratégica para gestão de TI

A eficiência, o conhecimento e a proximidade dos gestores e da equipe de especialistas da Eiti nortearam todo o projeto. Como resultado, a AngelLira contratou os serviços de outsourcing de TI para toda a gestão do ambiente do grupo.

Hoje a Eiti mantém o ambiente de TI com dois profissionais in company que atuam na parte de infraestrutura e de banco de dados. E para o suporte técnico de TI para rede e firewall, atua com time remoto.

No SLA (Acordo de Nível de Serviço) para toda a gestão de infraestrutura de datacenter, o item de disponibilidade é de 99,6%. Ou seja, de apenas quatro horas de interrupção, ao longo de um mês. São realizadas ações de prevenção e de melhoria contínua.

Além disso, há projetos em andamento para implantação do banco de dados com tecnologia Allways On. Refere-se a sistemas que estão continuamente disponíveis, projetados para incorporar os mais recentes avanços digitais e responder de maneira rápida e eficaz às crescentes demandas tecnológicas.

E pensando adiante, nos investimentos que farão a organização crescer e nas inovações necessárias para a sustentabilidade do negócio da AngelLira no futuro, já há estudos em andamento para ser realizada a migração dos ambientes de TI para a nuvem.

“A melhor analogia do trabalho da Eiti é o corpo humano. Atuamos como um médico especialista. Para apresentar o melhor projeto é necessário precisão no diagnóstico, olhar todo o ambiente com raios X. E, a partir daí, atuar para manter a saúde do organismo.

Com melhoria contínua, revisão de permissionamentos, atualizações, sinalizadores de níveis críticos e uma série de rotinas. Dessa forma, qualquer anomalia pode ser detectada com antecedência para que medidas protetivas ou corretivas sejam prescritas. Ou, o que é o ideal, que nunca aconteçam”, exemplifica Eliel Britto da Costa, gestor da Eiti à frente do projeto e do atendimento à AngelLira.

Se você também precisa alinhar a sua TI para gerar valor para o negócio, faça como a AngelLira. Conte com a Eiti para ser o parceiro estratégico em outsourcing de TI.

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