Cloud Computing – os Desafios para Gestão e Adoção

[LoginRadius_Share]

As empresas estão utilizando cada vez mais os recursos online, bem como seus clientes. Esse fato nos permite refletir sobre onde estão todos os dados que as organizações utilizam diariamente. Porém, com a falta de segurança que tal ação produz, se fez necessário a criação de uma forma de armazenamento mais segura e confiável. Com essa realidade surgiu o cloud computing.

 Resumidamente, cloud computing nada mais é do que um armazenamento remoto infinito e seguro. Percebendo a importância dessa inovação traremos alguns apontamentos sobre como geri-la e inseri-la com eficiência nas organizações.

Arquivos Físicos

Arquivos Físicos

O que é cloud computing?

Cloud Computing ou armazenamento em  nuvem é, em linhas gerais, armazenamento remoto. Essa ferramenta oferece serviços com capacidade de guardar informações de forma quase ilimitada e segura que podem ser acessadas de todo o globo. Isso porque, quando o espaço mínimo é atingido, é possível adquirir extensões sempre que necessário. Esse recurso agrega na administração de aplicações e acessos envolvendo a internet.

Armazenamento Integrado

Armazenamento Integrado

Como já mencionado, o armazenamento ilimitado é sem dúvidas a principal vantagem desse serviço. Isso permite que seu usuário possa guardar dados, informações e o que quiser de forma segura. Além de também usufruir do acesso a tais informações onde e quando quiser, sem correr o risco de esquecer, extraviar ou perder pautas fundamentais caso estivessem no papel físico. Outro ponto é a dificuldade da nuvem ser roubada ou hackeada, já que você pode configurá-la e atribuir a senha que quiser, podendo compartilhar o login só com quem você deseja.

Como Utilizar Esse recurso?

A adoção de cloud computing não é difícil nem trabalhosa, até porque velocidade, conectividade e eficiência são objetivos que vão desde a criação de uma conta até o processo de uso. Com isso, o primeiro passo para adquirir esse recurso é o contato com o fornecedor. Este irá analisar e perceber o nível de necessidade da sua empresa. Depois disso, ele irá apresentar sugestões que atendem as prioridades e urgências para que a estratégia seja aproveitar o melhor que o Cloud Computing apresenta para a instituição.

Como Inserir esse Recurso

Como Inserir esse Recurso

Junto a isso, é observada como será a migração de dados, para que a escolha seja a mais leve possível. O que colabora com a segurança daquilo a ser transferido de pessoa a pessoa. Assim são aproveitados tanto o desempenho quanto a flexibilidade que a estrutura da nuvem fornece.

A nuvem e os Negócios

As vantagens da adoção desse serviço no tema negócios se mostra desde o controle de gastos na infraestrutura até a transformação de alguns investimentos e aumento de lucro. Mas como isso é possível? O desapego ao físico não significa perder segurança e sim melhorá-la, assim como a recuperação de arquivos.

Isso gera uma economia considerável para a organização. Esta adquire vantagens como pagar apenas por aquilo que usar, ou seja, gastando somente com armazenamento e não com outros serviços como os de software.

Nuvem e Negócios

Nuvem e Negócios

Outra vantagem crucial para o bom funcionamento de uma empresa é o controle e facilidade de saber quais são e como são os processos que estão acontecendo. O que pode ser denominado como gestão de processos.  Isso permite o reconhecimento do que está deixando a desejar nos resultados e quais são as estratégia benéficas a instituição.

Qual a importância da gestão do Cloud Computing?

O gerenciamento começa pelo painel de controle. Ele permite a melhor organização e acesso ao conteúdo, uma vez que centraliza a visibilidade em um só local.  Isso ajuda na redução da complexidade e na otimização de tempo e dinheiro dos colaboradores.

É interessante também sempre estar atualizado em relação às configurações. Ou seja, quando você adquire e paga por um recurso ele deve ser usado e útil para os resultados esperados. Porém, se ele não é relevante para o destino esperado é fundamental que a gestão consiga perceber e tirar os gastos desnecessários.

Importância da Nuvem

Importância da Nuvem

Como gerir e obter Bons Resultados a partir disso?

O planejamento é fundamental para definir qual é o melhor projeto para sua empresa e qual é adequado aos requisitos propostos e acessíveis. Esses podem ser de manutenção, custo, disponibilidade, expectativas e interação.  Isso porque existem segmentos de nuvem diferentes: público, privado e híbrido.

Gestão de Equipe

Gestão de Equipe

A nuvem pública é uma segmentação geralmente terceirizada e disponível para todos que a queiram contratar. Nesse modelo os backups e os dados são fornecidos pela empresa contratante e as partes técnicas de configuração ficam com o provedor. Uma característica a ser exaltada é que todo o conteúdo está na web. Além de estar sendo compartilhado por várias pessoas de forma simultânea. Isso colabora para a definição de um padrão. Além disso, esse é o modelo mais barato e mais rápido para ser implantado.

Nuvem Pública

Nuvem Pública

Já a nuvem privada é mais focada nos membros internos da organização. Já que quem escolhe quem está nela ou não é o contratante do serviço. A vantagem de escolher deixar o acesso disponível apenas para parceiros e funcionários é a projeção direcionada para os negócios da empresa. A nuvem privada é indicada para aqueles que têm regras e regulamentos sobre segurança de dados pessoais para a privacidade de algumas informações.

Privacidade

Privacidade

Já a nuvem híbrida é a união dos dois citados acima. Ele permite a troca entre os dois de acordo com a necessidade da organização. Isso é interessante para aqueles que desejam publicar fontes e bases de arquivos publicamente, mas estabelecer o contato privado com a equipe. Também é muito seguro e faz esse câmbio entre os tipos de nuvem através de recursos tecnológicos.

Nuvem Unificada

Nuvem Unificada

Se interessou pelo assunto? Então leia nosso texto sobre “Hospedagem de e-mail: local ou nuvem?”. Adote o Cloud Computing na sua empresa você também. Saiba mais sobre esta inovação tecnológica e como a EITI pode gerenciar esta estratégia ao seu favor. 

 

[LoginRadius_Share]