Como escolher uma empresa de desenvolvimento de software?

[LoginRadius_Share]

Uma das preocupações das empresas, ao necessitar softwares customizados, é saber se contratam uma ou mais pessoas especializadas na área ou se escolhem uma empresa de desenvolvimento de software.

Esta última solução pode ser extremamente vantajosa para o seu negócio. A primeira vantagem é que sua empresa não se desvia de seu core business.

Ao optar pela contratação de uma equipe interna, surgem as dificuldades, entre elas como orientar um desenvolvedor de software, já que as suas prioridades são outras.

Também há a necessidade de se montar uma equipe de desenvolvimento, o que pode demandar tempo e, também, a necessidade de investir pesado na capacitação deste time, já que o segmento de TI está em constante mutação.

Os cuidados com a empresa de desenvolvimento de software

O mercado para os serviços de tecnologia da informação está em permanente aquecimento. No ciclo de 12 meses encerrado em fevereiro, houve uma expansão de 1% em relação ao período anterior, aponta o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Porém, atenção! Não é porque o mercado está em alta é que vai se contratar a primeira empresa que aparecer.

Uma série de cuidados é necessária antes de tomar uma decisão sobre a contratação de uma empresa de desenvolvimento de software:

#1 Veja quem está desenvolvendo os melhores projetos em sua área de atuação.

Um trabalho bem feito é um importante cartão de visitas para uma empresa. Observe, na sua área de atuação, quem são as empresas fornecedoras de softwares e/ou sistemas customizados. Veja por que o trabalho delas é diferenciado. O que essas empresas de desenvolvimento de software estão agregando aos negócios da área em que você atua? Estas são algumas considerações a ser feitas.

#2 Peça referências e recomendações

Outro aspecto fundamental, antes de contratar uma empresa de desenvolvimento de software, é o de pedir referências e recomendações. Vale a pena ouvir parceiros de negócios e players no mercado em que você atua. Indicações podem ser uma porta aberta para conseguir uma ótima parceira para o desenvolvimento.

#3 Verifique o know-how das empresas

É fundamental conhecer o know-how da empresa de desenvolvimento de software. A ideal é aquela que tem um grande conhecimento na área. Mas, também, é importante analisar o portfólio dos trabalhos e a credibilidade dos profissionais. Outra forma de confirmar a confiabilidade de uma empresa é a forma como ela conduz o desenvolvimento do orçamento. Um briefing detalhado permitirá que a empresa de desenvolvimento de software entenda melhor as suas necessidades.

#4 Saiba quem vai trabalhar no projeto

É importante conferir a qualificação da equipe que vai fazer o desenvolvimento de software para saber se o processo está realmente em boas mãos.

#5 Dê atenção à elaboração dos contratos

O contrato é uma fase crucial no relacionamento com a empresa de desenvolvimento de software, pois estabelecerá as regras do processo de criação do sistema. Alguns aspectos que não devem ser negligenciados são o objeto do contrato – que deve ser um software sob encomenda, o que transfere a propriedade para a empresa – e ter o código-fonte e o código-objeto documentados para que se possa fazer a manutenção.

#6 O relacionamento com a empresa de desenvolvimento de software

Para que o software customizado atenda às necessidades de quem contrata esse serviço, é fundamental que se estabeleça uma ponte com a empresa de desenvolvimento de software, para que o produto final atenda às expectativas. Deve-se estar atento ao desenvolvimento e, também, mostrar-se extremamente disponível para tirar as dúvidas e testar o software.

A parceria com a empresa de desenvolvimento de software é vital para que se obtenham os melhores resultados possíveis. É necessário dar sugestões e informações ao desenvolvedor. Este precisa saber exatamente quais são as soluções propostas para o seu sistema.

Interessado em contratar uma empresa de desenvolvimento de software? Conte com a Eiti – especialista em gestão de TI – para desenhar e desenvolver um projeto sob medida para a sua necessidade.

[LoginRadius_Share]