Como gerenciar sistemas corporativos de forma eficiente?

[LoginRadius_Share]

As tecnologias e sistemas da informação fazem parte do cotidiano das empresas. Não raro, em uma mesma organização diversas ferramentas são utilizadas simultaneamente.

Este fato cria uma demanda específica por gestão, que pode se tornar bastante complexa. Afinal, manter estes ambientes intrincados e híbridos envolve muitas dificuldades, mesmo com ferramentas de auxílio. Para quem se pergunta como gerenciar sistemas corporativos de forma eficiente, elaboramos este artigo.

Faz diferença conhecer a melhor forma de lidar com os diferentes bancos de dados e plataformas utilizadas, pois estes elementos devem estar devidamente integrados para oferecer o melhor desempenho para a sua organização.

Geralmente são os empreendimentos de menor escala que têm as maiores dificuldades com este processo. Confira algumas dicas que ajudam a melhorar a gerência dos seus sistemas corporativos.

Fazendo tudo ao mesmo tempo

O gerenciamento dos sistemas e tecnologias corporativas de TI ramifica-se em diversos setores. É preciso lidar com a nuvem, o licenciamento e atualização de aplicações e com a questão da segurança da informação. Um bom monitoramento das ferramentas para que sua eficácia seja garantida é indispensável.

O grande problema é que o ecossistema que envolve softwares, infraestrutura e ERP dificulta o gerenciamento. Afinal, cada uma destas soluções é desenvolvida de maneira diferente e com um objetivo específico em vista. Torna-se fácil perder o controle das suas operações diárias dessa forma.

Entendendo o ecossistema de softwares

Para gerenciar sistemas corporativos de forma eficiente, ajuda muito entender este ecossistema.

É um conjunto complexo, onde estão inclusas as soluções de TI, assim como os usuários das plataformas e aplicativos e os desenvolvedores.

Eventualmente, até mesmo os fabricantes de hardware podem entrar na equação. O que importa é que todos estão interligados, e os gestores devem:

• Definir os objetivos do sistema em relação à organização
• Monitorar e mensurar os serviços para diagnosticar a saúde do sistema
• Propor e implementar soluções com base nos dados coletados.

Dicas para gerenciar sistemas corporativos de forma eficiente

Um dos problemas apontados pelos profissionais de TI como mais urgente, em termos de gerenciamento, são os bancos de dados. Para garantir a integridade das suas informações, os responsáveis pelo processo devem dominar SQL Server, MySQL e Oracle Database.

Manter sempre atenção aos backups para que nenhuma perda aconteça é também indispensável. Sobre a importância do gerenciamento do banco de dados, leia mais aqui.

Gestão na nuvem

As soluções na nuvem estão entre as ferramentas que mais contribuem para facilitar o gerenciamento de sistemas.

O desempenho mais ágil, somado à integração e liberação dos espaços físicos da empresa, está entre os principais benefícios oferecidos. Como nos outros casos, é importante um monitoramento constante para garantir a eficiência dos sistemas.

Dedique-se ao que realmente importa

Com a mistura de elementos para administrar, é necessário uma equipe especializada que utilize ferramentas e metodologias de gestão em TI.

Um gestor de sistemas tem de saber como lidar com os diversos ambientes descritos, permitindo que a infraestrutura seja otimizada.

Desenvolver um roadmap sempre atualizado é um dos métodos que ajudam a atingir este fim. Similar a um fluxograma, ele estabelece todos os componentes que fazem parte do seu sistema de software.

Reiteramos que, com tantas tarefas a executar e monitorar, um time de gerência de sistemas é indispensável. Uma das melhores saídas neste sentido é investir em uma equipe terceirizada. Assim você poderá se dedicar ao que realmente importa no seu negócio.

Um auxílio bem-vindo: a terceirização ou outsourcing de TI

A principal função de um gestor em uma empresa deve ser estratégica, enquanto os seus colaboradores devem ter função operacional. Para gerenciar sistemas corporativos de forma eficiente, vale recorrer aos especialistas. Pois quando uma parceria terceirizada cuida dos seus sistemas e do sistema de aplicativos, é possível conquistar melhores resultados. Enquanto isso a empresa pode se voltar àquilo que sabe fazer de melhor.

A preocupação com gerenciamento, manutenção e segurança dos sistemas será de responsabilidade dos parceiros. Logo, as questões relativas às soluções e infraestruturas de TI não estarão mais sobre os ombros da sua organização.

Existem diversas empresas que auxiliam no gerenciamento e manutenção destes sistemas.Saiba mais a respeito neste artigo.

 

[LoginRadius_Share]