Como Montar um Plano de Contingência de TI

[LoginRadius_Share]

A tecnologia está cada vez mais presente na estrutura das empresas, o que faz necessária a análise de alguns fatores, como um plano de contingência de TI, já que ele colabora na redução de danos, no backup de dados de conteúdos corrompidos e na garantia da continuidade nos negócios.

Devido a tamanha importância desta ação, traremos alguns apontamentos para como montar um plano de contingência de TI corretamente.

O que é o plano e para que ele é utilizado?

O plano de contingência de TI surgiu da necessidade de empresas de pequeno, médio e grande porte de se protegerem de grandes perdas no sistema. Alguns exemplos são problemas jurídicos e financeiros, já que incidentes comuns podem causar catástrofes na empresa.

Protegendo as Empresas

Protegendo as Empresas

Este plano objetiva proteger e assegurar as informações de uma possível falha que a empresa venha sofrer no sistema. Ele é moldado através de algumas ferramentas e ações. Elas podem prever e fazer uma boa gestão de crises caso algo indesejado aconteça. 

 

Envolvimento dos setores

 

Para o bom controle de dados e funcionamento efetivo da segurança das informações é fundamental que todos os processos e setores estejam integrados. E aliado a isso comprometidos a fazer o uso correto da internet e do conteúdo pessoal e empresarial. Com isso, diretrizes para elaboração de planos para a redução de impactos negativos colaboram para a tomada de decisões sobre os possíveis problemas e imprevistos. Tal ação ajuda a resolver essas questões de maneira mais rápida e planejada.

Planejamento de Recursos de TI

Planejamento de Recursos de TI

Além disso, é importante definir e ter concretizados quais são os pontos fortes e os fracos da empresa.  Tal ação faz com que haja a definição das prioridades e como aprimorar os pontos positivos na melhoria daqueles que são negativos. Isso, consequentemente, alivia o trabalho na hora de observar quais seriam os prováveis cenários de crise e como interrompê-los.

 

A infraestrutura da empresa

A infraestrutura engloba desde o espaço físico, como computadores e equipamento de qualidade, até o armazenamento em nuvem e recursos de TI que a empresa possui. Ela é de vital importância para a agilidade do controle e armazenamento de informações de forma segura. Outro ponto é a preparação e a capacitação para atender a demanda.

Junto a isso existe o gerenciamento para oferecer a conectividade que o cliente busca, evidenciando o cuidado que a companhia demonstra a quem aceita utilizar do seus recursos. Tal fato pode ser uma maneira de aproveitar as oportunidades de ganhar vantagem competitiva e fidelização com o cliente.

Infraestrutura da Empresa

Infraestrutura da Empresa

Logo, é importante ressaltar que os membros da empresa têm que estar trabalhando como engrenagens para que o produto seja melhor apresentado. E a infraestrutura exerce influência sobre isso, uma vez que incentiva e possibilita um ambiente de trabalho produtivo e otimista. Este fator acaba influenciando direta ou indiretamente para os atuais e possíveis clientes também.

 

Como Manter um Plano de Contingência de TI

Com as informações acima podemos perceber que desenvolver um plano de contingência de TI é fundamental para assegurar responsabilidade na transição de informações ou serviços. Além disso também podemos colocar neste nível de importância o mantimento desse plano. Esta ação se caracteriza pelo desenvolvimento de estratégias de recuperação e de restauração de dados a longo prazo. Ou seja, identificar de forma correta as medidas preventivas para afastar a interrupção dos serviços, assim como a execução de testes com o objetivo de preparar a equipe para as situações.

Seguindo ainda esse pensamento, é essencial a manutenção e atualização dos sistemas de proteção contra hackers com precisão. Desta forma as deficiências e desastres podem ser identificados e evitados. Esta revisão pode ser anual ou semestral, depende do nível de ameaças identificadas pelos analistas.

Mantendo o Plano de Contingência de TI

Mantendo o Plano de Contingência de TI

O que é evitado com esse recurso?

Um tema muito importante ao falarmos dessa estratégia de tecnologia da informação é a segurança proporcionada ao cliente com a proteção de dados pessoais. Sabemos que, por lei, não é permitido o fornecimento de informações sem autorização. Mas isso pode ocorrer, muitas vezes acidentalmente, quando não existe um plano de contingência bem estruturado. Tal fator pode levar a instituição a ser processada. Portanto, esta é uma questão muito importante e que pode manchar a imagem da empresa caso aconteça.

Outro benefício com a utilização correta desse serviço é que, além de evitar prejuízos financeiros e a melhoria no relacionamento, ajuda a aprimorar a interação entre os departamentos. Essa interação pode construir pensamentos mais amplos e abertos. Já que existe a participação de muitas pessoas e conhecimentos a serem compartilhados. Além disso, é interessante lembrar que quando não existe uma preocupação constante influenciando o rendimento dos membros da equipe. Assim, o trabalho é melhor produzido e apresentado.

Evitando Problemas

Evitando Problemas

O que pode ocasionar uma “falha” no sistema?

É interessante apontar algumas situações que podem causar danos e falhas no sistema ou nos dados. Algumas realidades simples como a queda de energia. Isso exige dispositivos que permitem a continuidade do uso de aparelhos mesmo sem fonte elétrica. Exemplos destes aparelhos são fontes nobreak (sem pausa). Outro exemplo é uma falha no software. Esta falha pode ocorrer por motivos diversos e muitas vezes parar o funcionamento total da empresa. Por isso é importante trabalhar bem a função de backups para não perder informações essenciais. 

Além desses imprevistos existem os famosos vírus e hackers, que invadem o sistema podendo roubar informações e queimar os locais por onde eles passam. A parte do plano que previne e ajuda nesse caso é o armazenamento na nuvem para a realização de backup e a participação dos funcionários no momento de reconhecer que existe um intruso e como removê-lo.

Hackers

Hackers

Como conclusão vale ressaltar a relevância da contingência principalmente na recuperação de conteúdo, ou seja, evitar que tudo seja perdido, deletado ou roubado por alguém, acidentalmente ou não. Isso implica em uma preocupação e atenção maior em relação ao trabalho. Pois, sem o plano, o trabalho executado seria perdido e o cliente estará sujeito a riscos. E, se o cliente está insatisfeito, pode prejudicar o funcionamento e sucesso da empresa como um todo. 

Gostou do conteúdo? Então não perca nosso post com 7 Dicas de Como Proteger seus Dados Online. Entre em contato com a EITI Soluções e saiba como montar um plano de contingência para a sua empresa e sair na frente dos concorrentes.

[LoginRadius_Share]