Como reduzir custos na empresa usando computação em nuvem

[LoginRadius_Share]

Neste post, vamos te mostrar como reduzir custos na empresa usando a computação em nuvem.

Provisionar o orçamento é sempre um momento crítico para o CIO, pois surgem dúvidas de todo tipo: Aumento a equipe? Compro mais equipamentos? Serão necessárias mais licenças? Quanto investir e por quanto tempo? Vou ter capacidade de absorver as necessidades de crescimento da empresa?

Na hora de pensar em investimento em tecnologia a questão é sempre como reduzir custos na empresa e, ao mesmo tempo, apoiar de forma estratégica o crescimento do negócio.

A resposta para esse dilema está na migração de seus ativos de missão crítica para a nuvem.

Quer saber como reduzir custos na empresa usando a nuvem?

A seguir, confira cinco vantagens que a cloud computing traz na hora de investir seus recursos em TI:

#1 vantagem da nuvem: diminui ou até elimina gastos com infraestrutura e manutenção

Custos com energia elétrica, aquisição e manutenção de infraestrutura de servidores e storages, duplicidade de ativos para obter contingenciamento, atualização tecnológica. Ao contrário de uma infraestrutura “on premise” (dentro de casa), ao contar com sistemas completamente baseados em cloud computing, empresas de qualquer porte podem fazer migrações, atualizações, upgrades de hardware sem qualquer tipo de prejuízo para o negócio.

Com os ativos de TI na nuvem, evitam-se paradas para manutenção ou quedas de servidores por conta de substituição de componentes, por exemplo. Rodando 24 horas por dia e 7 dias por semana, sistemas em cloud computing já incluem redundância e gerenciamento como premissa básica. Mesmo que ocorram problemas, os sistemas continuam no ar, sem grandes mobilizações de tempo, recursos e mão de obra.

#2 vantagem da nuvem: economiza com licenças de uso

Gastos excessivos com licenças e renovação anuais de software também são eliminados com a cloud computing. Isso porque a nuvem trabalha no modelo SaaS (software como serviço). O que significa dizer que tudo, desde a infraestrutura, gestão dos aplicativos e os sistemas, estão integrados ao pacote de contratação de serviço, sem outros gastos agregados, como é o caso das licenças de uso.

Como reduzir custos na empresa: evite custos extras com segurança de ti

#3 vantagem da nuvem: evita custos extras com segurança

Você não precisa dedicar esforços próprios em soluções de segurança. Isso porque os provedores de cloud computing adotam as melhores práticas de segurança em seus datacenters – desde o local e a acessibilidade até a densidade e a redundância – tudo é projetado para garantir a segurança, a resiliência e a eficiência.

Há um arsenal de barreiras de proteção desenvolvidos para evitar que atividades maliciosas (malwares) atinjam seus servidores ou usuários finais. A partir de uma estratégia de segurança, esses sistemas de segurança na nuvem contribuirão para um controle maior das configurações de proteção da infraestrutura. Portanto, a nuvem é tão ou mais segura do que os seus sistemas rodando “in house”.

Veja mais: Cloud Computing: riscos e beneficíos de ir para a nuvem.

#4 vantagem da nuvem: reduz despesas com mão de obra

A economia com contratação e treinamentos é outra forma visível de como reduzir custos na empresa ao adotar a computação em nuvem. Afinal, qual a equipe de TI de uma empresa, seja grande ou pequena, consegue ter profissionais técnicos em áreas tão diversas como de redes, de banco de dados, de sistemas, de segurança da informação? Com os seus ativos de missão crítica rodando na nuvem e a contratação de um parceiro de outsourcing de TI com especialistas nestas áreas, a sua equipe fica mais disponível e pode ser utilizada para focar em questões estratégicas, que trazem mais resultados para o negócio da empresa.

#5 vantagem da nuvem: paga somente o que usa

Na era da transformação digital e da inovação disruptiva, que muda completamente a forma como as empresas atuam e atendem aos seus mercados, as mudanças tecnológicas acontecem de forma tão acelerada que rapidamente também a sua estrutura de TI tende a ficar ultrapassada. Como a cloud computing já nasceu com esse DNA de inovação propondo um modelo de contratação onde você paga apenas pelo que usa e pode agregando novos recursos na medida da sua necessidade (pay-as-you-go).

Dessa forma, você não precisa se preocupar com provisão de recursos. Ou seja, não é necessário calcular o que vai consumir no futuro.porque, na nuvem, o cliente contrata o que utiliza agora e vai aumentando a estrutura conforme o crescimento. Assim você fica preparado para responder rapidamente aos picos de tráfego e diminuir a escala facilmente durante os períodos de menor demanda.

Foi o caso do Grupo Cantu. Ao fazer a migração dos seus ativos de TI para a nuvem com a assessoria da Eiti Gestão de TI, a Cantu Itajaí trocou um leasing mensal para pagar a infraestrutura on premise por uma mensalidade com um valor 71,4% menor para manter o ambiente de cloud computing totalmente adaptado à demanda atual e escalável para suportar o seu crescimento.

Considerando o TCO (Total Cost Ownership) ou, em português, Custo Total de Propriedade, num prazo de 5 anos, para um ambiente equivalente disponibilizado pela Eiti na nuvem seria necessário que a Cantu investisse 36% mais na modalidade on premise. 

Veja mais: Case Cloud Computing: Cantu tem ganhos de 400% no desempenho de TI

 

Como reduzir custos na empresa - parceiro cloud computing

Essas são cinco formas de mostrar como reduzir custos na empresa usando computação em nuvem. Mover a sua infraestrutura de TI para uma plataforma de cloud computing garante um excelente desempenho aliado a um TCO (Total Cost Ownership ou, em português, Custo Total de Propriedade) competitivo, podendo gerar uma economia de milhares de reais em gastos de capital e despesas operacionais em comparação às implementações on premise.

Tendo a Eiti como seu parceiro de gestão de TI na nuvem, a manutenção e disponibilidade dos serviços ficará por conta de uma equipe especialistas. Ao contratar a Eiti, você garante os níveis de serviço adequados para atendimento dos usuários e sua correta gestão liberando a sua equipe de TI para apoiar as demais áreas de forma mais estratégica.

Conte com a Eiti – especialista em gestão de nuvem – para desenhar o melhor projeto e o grupo de configuração que seja financeiramente viável para sua empresa. Realizamos um diagnóstico grátis da sua TI.

Solicite um diagnóstico da sua TI

[LoginRadius_Share]