Como tornar a manutenção em sistemas legados interessante?

[LoginRadius_Share]

Sistemas legados são aqueles de origem mais antiga, mas que continuam servindo a uma empresa por seu caráter essencial. É comum que sejam encontrados em grandes organizações, onde a transição dos modelos mainframe para os atuais seria mais trabalhosa. Vale ressaltar que são sistemas considerados de fraca competitividade. Ainda assim, é possível tornar a manutenção em sistemas legados mais eficiente e interessante.

Cuidar destas ferramentas, consideradas ultrapassadas, representa um grande desafio para o setor de TI de uma empresa. Pode acontecer, inclusive, que alguns elementos tenham sido descontinuados, o que dificulta ainda mais o processo.

Como lidar então com linguagens de programação em desuso ou com sistemas desenvolvidos por empresas que já não existem? Confira a seguir.

O problema dos sistemas descontinuados

Você já parou para pensar que existem tecnologias, utilizadas em algumas empresas, que podem ter décadas de idade?

É comum inclusive que os desenvolvedores e especialistas destes sistemas já não estejam mais na ativa. Trata-se de situação que pode inibir a inovação no setor de TI de uma empresa. Com isso o potencial criativo, operacional e de investimento da sua organização sairá prejudicado.

Tudo isso acontece ao mesmo tempo em que se tem de administrar alguns riscos comuns aos sistemas legados.

Principais riscos oferecidos pela inadequação da manutenção em sistemas legados

Os riscos oferecidos pelos sistemas descontinuados não são poucos. Podemos mencionar o fato de que rodam em hardwares defasados, que não apenas são lentos, mas caros de se manter. A manutenção do software não é menos problemática. Encontrar a origem de problemas torna-se muito mais difícil em virtude da falta de informação e suporte.

Há casos ainda nos quais é impossível fazer uma mínima evolução do sistema para atender às novas funcionalidades exigidas pelo mercado. Caso seja possível fazer modificações, a integridade das aplicações não será garantida. A razão é que não poderão ser feitos testes unitários ou de regressão para a alteração.

Custos de se manter os sistemas legados

Calcular os custos dos sistemas legados envolve diversas variáveis. Primeiro há o gasto em longo prazo, que diz respeito à manutenção da ferramenta.

Depois serão somadas as despesas indiretas, uma vez que ineficiência e lentidão trazem os seus próprios prejuízos. O tempo perdido nas operações é traduzido diretamente em dinheiro desperdiçado.

Migrando para uma arquitetura moderna

O que fazer então diante dos problemas apresentados? Uma migração de sistema, além de custosa, leva tempo. E é preciso manter recursos financeiros, especialistas e parceiros de qualidade para garantir o sucesso da empreitada. Acima de tudo isso, é indispensável que uma boa análise do seu sistema legado seja feita.

A partir daí, os riscos poderão ser identificados e os cronogramas, traçados. Testes automatizados, modularização e a necessidade de treinamentos e reciclagens serão abordados a partir daqui. Caso faltem recursos à organização, uma alternativa viável é terceirizar o ambiente.

Trabalhando com empresas especializadas que ajudem a desenvolver e executar o plano de migração, a tarefa se torna mais segura. Sobre a mudança de um processo legado, é interessante conferir a entrevista do engenheiro de sistemas sênior na Walt Disney Company, Michael Jenkins, ao portal InfoQ. Confira aqui.

Ambientes híbridos

A infraestrutura de TI híbrida é outra realidade para mitigar as dores de quem sofre com os sistemas legados. Uma mistura entre soluções locais e em nuvem pode reduzir o atrito operacional e melhorar a produtividade do negócio. Pode ser inclusive um método para facilitar as migrações. Sobre nuvem híbrida, saiba mais a respeito neste artigo que preparamos.

Terceirização da gestão

Em todo caso, a tarefa não será fácil, mas não é impossível tornar a manutenção em sistemas legados interessante. E não é preciso se desesperar, já que existem empresas especializadas que ajudam no gerenciamento, manutenção e migração em sistemas legados.

Faça um contato com nossa equipe, ficaremos muito felizes em explicar como nossa metodologia pode levar sua empresa para outro nível de gestão em TI.

[LoginRadius_Share]