Customização de software: equipe interna ou terceirizar?

[LoginRadius_Share]

Os principais softwares de gestão ou ERPs (Enterprise Resource Planning) do mercado são desenvolvidos para atender a maior parte das operações de uma empresa, desde o administrativo, o financeiro, o RH até a linha de produção e a logística.

No entanto, para atender especificidades na atuação de uma empresa, é preciso configurar e parametrizar o sistema e também customizar o ERP.

É aí que a maioria das empresas encontra dificuldades: não consegue fazer com que o software atenda aos seus processos ou acaba subutilizando os recursos disponíveis. O Portal ERP cita pesquisas realizadas pelo Aberdeen Group (consultoria americana), na qual levantou-se que apenas 27,6% das funcionalidades disponíveis no sistema de gestão são utilizadas.

Mas se é preciso realizar a customização de software, qual seria a melhor alternativa: demandar a tarefa para sua equipe interna de TI ou partir para a terceirização?

Confira neste artigo por que contar com um parceiro especialista em ITO (Outsourcing de TI) é a melhor opção.

Exigência de conhecimento das principais plataformas tecnológicas

As equipes internas de TI das empresas já são mais do que demandadas para manter os ativos de missão crítica rodando, além de terem que atuar estrategicamente para apoiar os resultados de negócio. Além disso, dificilmente você terá dentro de casa todas as competências técnicas e conhecimento das principais plataformas tecnológicas para que a customização do software atenda às especificações necessárias.

Essa parametrização de processos sob medida, com base nas regras de negócios e definições parametrizadas pela empresa e até a sua integração com outros sistemas utilizados na gestão e na operação, demandam grande expertise técnica. Por isso, terceirizar esse serviço tem sido uma tendência cada vez mais adotada pelas empresas com sucesso.

Case Fluidra

A Fluidra, fabricante de piscinas e sistemas de irrigação e saneamento, opera em 45 países e seus produtos são distribuídos em mais de 170. Sua operação no Brasil tem matriz e duas unidades de produção em Brusque (SC) e uma terceira fábrica e um Centro de Distribuição no município de Embu das Artes (SP).

A Eiti Gestão de TI realizou a migração do ERP Protheus para a nuvem em ambiente IBM, que se tornou bem mais performático.

A partir desse projeto muito bem sucedido, o cliente expandiu o contrato com a Eiti, tanto para dar todo o suporte de TI para o datacenter em nuvem, quanto para a terceirização da customização do software das funcionalidades do Protheus de acordo com as necessidades da empresa.

A atuação da Eiti na customização e manutenção de softwares já alcançou 400% de melhora no desempenho dos ERPs dos clientes.

Com uma expertise de mais de uma década no mercado e cases de sucesso na implantação e gestão de ambientes de TI, a Eiti tem uma equipe especializada em mais de 100 competências técnicas e mais de 50 certificações em múltiplas plataformas tecnológicas de mercado em diversos segmentos, o que garante especialidade e qualidade no atendimento.

Como foi visto, há inúmeras vantagens em terceirizar a customização de software para sua empresa. Contrate os serviços da Eiti e utilize ao máximo e de forma personalizada as funcionalidades do seu ERP e de outros sistemas de gestão, atendendo às especificações da sua empresa e do seu segmento de atuação.

Dessa forma você terá um importante aliado para ajudar no crescimento do seu negócio.

Conte com a Eiti Gestão de TI como seu parceiro estratégico.

[LoginRadius_Share]