O que é TI Bimodal?

[LoginRadius_Share]

Hoje vamos falar sobre o que é TI Bimodal.

TI Bimodal uma estratégia que pode revolucionar seus negócios. Entenda como você pode implementar e sair na frente.

O cenário atual dos negócios digitais tem exigido grandes adaptações e inovações das empresas. O comportamento do cliente mudou e as organizações estão sendo forçadas a alterar processos de negócio e a buscar novas tecnologias para satisfazer esta demanda.

Um estudo realizado recentemente pelo Centro Global para a Transformação Digital dos Negócios (DBT Center, Global Center for Digital Business Transformation), uma iniciativa conjunta da Cisco e do International Institute of Management Development (IMD), destaca os principais setores sujeitos a grandes mudanças em seu modelo de negócios.

O relatório, conhecido como Digital Vortex: How Digital Disruption is Redefining Industries, mostra que quanto mais próximo do centro, mais próximo do rompimento da atual forma de se fazer negócios. O segmento de Tecnologia será um dos mais afetados. A construção de uma abordagem bimodal se faz necessária neste cenário. É aí que surge a “TI Bimodal”.
o que é TI Biomodal - como usar nos negócios disruptivos

O que é TI Bimodal?

Desenvolvida pelo Gartner, a “TI Bimodal” é uma estratégia que associa dois modos de abordagens de TI.

TI Bimodal – Modo 1

Modelo tradicional de TI que conhecemos, responsável por manter as rotinas de operação da empresa – priorizando escalabilidade, eficiência, segurança e precisão. É focado em processos e melhores práticas (ITIL, Cobit, PMI, entre outros).

TI Bimodal – Modo 2

Uma nova abordagem, concentrada em gerar inovação para impulsionar os negócios. Prioriza agilidade, velocidade e aprendizado.

O Gartner estima que, até 2017, 75% das empresas terão uma abordagem Bimodal. Para o Gartner, os dois modos têm velocidades diferentes, e ele usa uma analogia com os corredores para explicar os dois modos. Veja abaixo:

O que é TI Bimodal - visão do Gartner - Eiti Gestão de TI

A implementação de uma estratégia de TI Bimodal deve ser planejada e bem estruturada, para assegurar ao projeto mais assertividade. Deve começar por áreas que exijam maior velocidade nos negócios.

Os dois modos de TI existem simultaneamente, a presença de um não elimina a do outro e ambos se complementam. Algumas empresas estão direcionando profissionais de suas equipes atuais para desenvolver as atividades do “modo 2”, contratando empresas terceiras para realizar as atividades ligadas às atividades da operação.

Para implementar um projeto no “modo 2” é indicado que se faça um plano-piloto, permitindo que os conceitos sejam testados e as correções feitas de forma controlada. Dentro deste conceito a empresa precisa se preparar para transformações frequentes, pois as mudanças que ocorrem com a evolução das necessidades dos clientes impactam diretamente na forma de fazer negócios. Deve-se monitorar constantemente os resultados para buscar o aperfeiçoamento contínuo.

“A estrada rumo a um futuro digital requer das empresas ações transformadoras de TI por meio de inovação disruptiva, ao mesmo tempo em que continua a ‘fazer negócios como sempre’ no nível de excelência esperado.” 

As palavras de Cassio Dreyfuss, vice-presidente de pesquisas do Gartner, fazem refletir sobre as grandes transformações que ocorrerão dentro das estruturas e dos processos de TI nos próximos anos e sobre a importância da manutenção dos serviços já executados.

Fontes: cio.com.br

Se você tem dúvidas sobre como implantar o conceito de TI Bimodal na sua empresa, nós podemos auxiliar na estruturação de estratégias que assegurem uma abordagem mais assertiva para implantação do modo 1.

Cuidamos da operação para que seu time foque na busca de inovações para o seu negócio. Somos uma empresa com mais de 12 anos, focada em soluções de ITO e Nuvem.

Conte com a gente para montar seu projeto de cloud computing

 

[LoginRadius_Share]