Gestão e Governança de TI: qual a diferença?

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Há um grande questionamento por parte das empresas e até mesmo das pessoas sobre as diferenças entre Gestão e Governança de TI. Os processos são separados por uma linha tênue.

Gestão x Governança de TI

Gestão x Governança de TI

Pode-se dizer que tanto a Gestão quando a Governança de TI são essenciais para qualquer organização que visa a melhoria dos processos, o melhor direcionamento do esforço e dos recursos, além do sucesso dos seus negócios. Ambos os processos e complementam, mas são diferentes. Agora você vai entender quais são essas diferenças.

Gestão de TI

A Gestão de TI é o processo de controle e gerenciamento das tarefas, operações e atividades de TI realizadas nas empresas. Ela é responsável por controlar e mapear os procedimentos para que um negócio cumpra suas metas e alcance seus objetivos, além de elevar o desempenho da organização. Pode-se dizer que ela está relacionada ao cotidiano da TI nas empresas.

O papel da Gestão de TI para uma empresa é de vital importância. Além de gerenciar tarefas e operações, ela é responsável por manter a equipe trabalhando de forma homogênea e motivada. Tal tarefa é necessária para que a equipe se torne mais qualificada e mobilizada para o sucesso da empresa.

Gestão de TI

Gestão de TI

Tarefas e Atribuições da Gestão de TI

É um fato que, para um  negócio crescer, é necessário uma Gestão de TI estratégica e eficiente. Mas quais são as atividades que este setor deve cumprir para que tal objetivo seja cumprido?

Primeiramente é importante destacar que este setor da organização realiza o planejamento, a construção e o monitoramento das atividades e processos definidos pela direção da empresa. Salvo os casos em que a própria direção realiza o papel da gestão, ou seja, deve planejar e definir as atividades e metas, além de executá-las e monitorá-las.

Tarefas e Atribuições da Gestão de TI

Tarefas e Atribuições da Gestão de TI

O setor de Gestão de TI deve garantir que todas as atividades estejam correndo e os recursos estejam sendo distribuídos conforme planejado. Logo, o gestor deve ter um conhecimento de todos os procedimentos que ocorrem dentro de uma organização. Desta forma, ele consegue monitorar e avaliar se as atividades estão sendo desempenhadas de maneira correta. Além disso, ele também consegue identificar se alguma falha está ocorrendo e avaliar os procedimentos necessários para correção.

O Papel do Gestor de TI

O Papel do Gestor de TI

Pode-se concluir que, sem uma gestão eficiente e alinhada com os objetivos da organização, as atividades não serão desempenhadas e monitoradas como devem, os processos ficarão desorganizados, as falhas não serão corrigidas e os negócios tendem a ir de mal a pior.

Governança de TI

Assim como a Gestão de TI, a Governança de TI é um processo importantíssimo para qualquer organização. Ela trabalha como a proteção dos negócios, pois ela estabelece e fiscaliza as atividades de TI de uma empresa. Ela também fiscaliza se os recursos estão sendo aplicados de forma corretamente. Essa atividade faz com que a empresa corra menos riscos, além de evitar possíveis falhas.

Governança de TI

Governança de TI

O papel da Governança de TI, portanto, é de direcionar as atividades e monitorar todos os processos para que as regras e objetivos sejam cumpridos, além de monitorar as atividades das equipes e o investimento.

Tarefas e Atribuições da Governança de TI

As tarefas e atribuições da Governança de TI em uma empresa são vitais para o sucesso de uma empresa. Esse processo se trata de um conjunto de práticas que alinham todos os recursos de TI, como softwares e sistemas, aos objetivos da organização. Ela garante que todos os processos estão caminhando lado a lado com as diretrizes da empresa, de forma adequada e estratégica, utilizando da melhor forma os recursos organizacionais.

A Governança de TI também estrutura as estratégias de uma empresa para poder ter um controle maior sobre as atividades. Essa atividade garante que as atividades sejam mais estratégicas e evita possíveis falhas e erros nas atividades. Ela também é responsável pela política de segurança da informação das empresas e o plano de continuidade do negócio.

Tarefas e Atribuições da Governança de TI

Tarefas e Atribuições da Governança de TI

Os profissionais que ficam responsáveis pela Governança de TI de uma empresa tem como objetivo planejar as estratégias utilizando ferramentas de TI que possam trazer vantagens competitivas para os negócios e para a empresa. Logo, ela deve ser adotada por todos os funcionários da empresa. Esse processo é uma peça chave para o bom desenvolvimento de um negócio pois ele traz diferenciais para a organização.

Gestão e Governança de TI

É um fato que ambos os processos são essenciais para o desenvolvimento e sucesso de qualquer empresa. Eles são necessários para manter a continuidade e competitividade de um negócio, além de melhorar a produtividade da equipe. Todos os processos levam a organização para melhores resultados e mais lucro.

Gestão e Governança de TI aumentam o Lucro das Organizações

Gestão e Governança de TI aumentam o Lucro das Organizações

Enquanto que a gestão tem seu foco para o gerenciamento das atividades e políticas operacionais, a governança planeja e faz o controle da gestão da infraestrutura da TI.

Logo, os processos estão interligados e devem caminhar juntos. Somente com uma perfeita sinergia entre estes processos é que as atividades e sistemas tenham um melhor desempenho e menor número de falhas. Com as atividades alinhadas entre si e com a organização, o sucesso é garantido.

E ai, gostou do conteúdo? Então não perca o post sobre a importância da TI nas empresas. Um abraço!

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