Hospedagem de e-mail: local ou na nuvem?

[LoginRadius_Share]

Ainda que uma infinidade de aplicativos de comunicação digital como o WhatsApp, Facebook Messenger, Google Hangouts e Skype estejam disponíveis para uso corporativo, o e-mail (correio eletrônico) ainda é a ferramenta de troca de informações, arquivos e mensagens mais utilizada nas corporações.

Por isso, contar com um sistema de e-mail estável, ágil e confiável é condição preponderante para a comunicação interna e externa das organizações.

Para as pequenas e médias empresas (PMEs), o fator principal a ser considerado é o custo, enquanto as grandes companhias necessitam, principalmente, que a ferramenta de e-mail dê conta da complexidade de sua escala. E ambas têm preocupações com a segurança da informação.

A partir desses desafios surge a pergunta: o que é melhor para a hospedagem de e-mail? Local ou na nuvem?

Confira neste post seis benefícios que a hospedagem de e-mail na nuvem traz para a sua empresa:

1- Hospedagem de e-mail na nuvem: disponibilidade

Soluções de e-mail na nuvem diminuem consideravelmente os incidentes de interrupção da ferramenta.

Provedores de ferramentas de e-mail hospedadas na nuvem já incluem redundância e contingenciamento como premissa básica de sua oferta e o índice de latência, ou seja, o tempo de acesso aos sistemas e dados é garantido por SLA (acordo de nível de serviço).

E uma estratégia de redundância de links garante a conectividade dos sistemas, que não ficam sujeitos às vulnerabilidades das operadoras de telecom.

Dessa forma, mesmo que o link de internet de sua empresa caia o sistema continua operando e os serviços de e-mail não serão prejudicados.

2- Hospedagem de e-mail na nuvem: baixo custo

A alta capacidade e disponibilidade de provedores de e-mail em nuvem baixa significativamente os valores cobrados por conta e permitem que o usuário pague apenas por aquilo que utiliza.

Ou seja, sua empresa investe apenas nos recursos que precisa e pelo tempo que necessitar.

Com a hospedagem de e-mail na nuvem você troca gastos com compras de equipamento e equipe dedicada, pela compra de um serviço, que inclui funcionalidades, atualizações, manutenções, aquisições de software e hardware.

3- Hospedagem de e-mail na nuvem: segurança

Foi-se o tempo em que a nuvem era considerada um território desconhecido, onde a possibilidade de quebra de segurança da informação era um pesadelo que assombrava as equipes de TI das empresas.

Hoje, os principais fornecedores de hospedagem de emails da nuvem possuem uma solução robusta de SPAM e antivírus.

Os dados são criptografados antes mesmo de saírem dos computadores, por chaves e algoritmos definidos pelo próprio cliente, garantindo total confidencialidade das informações.

E os arquivos são transferidos automaticamente dos seus computadores e servidores aos datacenters via internet utilizando um canal seguro.

Leia também o post 6 maneiras de controlar acesso à internet na sua empresa.

4- Hospedagem de e-mail na nuvem: backup

A garantia de backups diários também são pontos bastante importantes na hospedagem de e-mail na nuvem. Os backups formam parte fundamental de uma solução de cloud computing pois, ao ter uma cópia dos dados mantidos na nuvem, não importa o que aconteça, você sempre terá a capacidade de recuperá-los.

O cloud backup ou backup feito na nuvem oferece inúmeras vantagens, entre elas a diminuição de riscos de perda de dados e a redução dos custos de hardware e de espaço físico próprio.

Outra vantagem é que, na nuvem, a execução do backup é feita sem a necessidade de paradas durante a execução do procedimento, garantindo total disponibilidade do ambiente.

5- Hospedagem de email na nuvem: mobilidade

Sistemas de hospedagem na nuvem também já disponibilizam serviços como o acesso web a contas de e-mail e a sincronização com dispositivos móveis. Estas são vantagens bastante consideráveis, visto que o acesso remoto é primordial em transações corporativas.

A mobilidade potencializada com o uso de software na nuvem pode aumentar a produtividade de uma equipe em até 400%, segundo uma pesquisa da Frost & Sullivan.

Isso acontece porque, os funcionários da sua empresa podem acessar documentos importantes, sistemas e aplicações, a qualquer momento a partir de um dispositivo conectado à web, via VPN (Rede Virtual Privada), para pessoas autorizadas, claro.

5- Hospedagem de e-mail na nuvem: fácil migração

A hospedagem de e-mail na nuvem permite a transferência de contas já existentes de forma rápida e segura. E para fazer a migração para a nuvem de forma mais assertiva e tranquila você deve contar com o parceiro certo que possa desenhar o projeto, implementar, fazer a manutenção e a gestão da operação.

Além de poupá-lo do trabalho e da preocupação que toda a mudança de TI causa em um negócio, um cloud broker pode auxiliá-lo em todo o projeto, desde a montagem de uma infraestrutura adequada para receber seu serviço de hospedagem de e-mail de seu servidor local para a nuvem.

Conclusão

A hospedagem de e-mail na nuvem traz muito mais vantagens para as empresas, independentemente do porte ou do setor de atuação.

Então conheça a metodologia de trabalho do cloud broker Eiti – especialista em gestão de TI -, e veja de que forma podemos ajudá-lo a desenhar o projeto de hospedagem de e-mail na nuvem feito para sua empresa.

Cloud Broker - especialistas em nuvem para sua empresa - Eiti Gestao de TI

[LoginRadius_Share]