A Importância do Backup Periódico

[LoginRadius_Share]

Diante de tantos ataques a organizações, se torna cada vez mais necessário que organizações realizem medidas de segurança de dados, como o Backup Periódico. Você sabe o que esse processo significa engloba? Confira o artigo a seguir!

O que é Backup?

Backup é o ato de realizar cópias de arquivos para algum dispositivo. A cópia desses arquivos são feitas para outros dispositivos, para que todos os dados estejam salvos e seguros, em caso de perdas ou alterações. Pode parecer um processo complexo, mas você com certeza já vivenciou essa experiência, salvando arquivos em cartões de memória ou pen drives.

O Backup Periódico é extremamente importante para uso profissional, dentro das empresas, por conter dados administrativos e de segurança. Uma empresa não sobrevive sem o uso de informações internas. Quando se trata de armazenamento de segurança em empresas, os dados podem residir em discos, banco de dados, aplicações ou diretórios.

Por que realizar o Backup Periódico é tão importante?

Nos últimos tempos, têm se registrado uma grande quantidade de ataques a corporações, inclusive gigantes conhecidas pelo público, como a Uber ou até mesmo o Facebook. Não é apenas no ambiente cibernético que perda de informações podem ocorrer, sendo comum também acontecimentos como queimas de servidores e HDs.

Existem muitos métodos para deixar dados e arquivos mais seguros, então por que realizar um backup ao invés de outro método? Muitos gestores se esquecem da importância de fazer o backup periodicamente, e isso pode comprometer seriamente o futuro de uma empresa.

Problemas evitados com o Backup Periódico

Atualmente, os dispositivos estão vulneráveis e sujeitos a invasões de hackers e ocupação de vírus. Até mesmo falhas nos sistemas como hardwares que não funcionam corretamente ou quedas de energia podem ocorrer. Independente da origem do problema, o cenário que encontramos hoje é que a maioria dos acontecimentos podem prejudicar a empresa. Também entra em jogo o risco de vazamento de informações e insights valiosos e sigilosos.

Alguns outros problemas também podem ser gerados pela falta de um Backup Periódico. São alguns: paralização das atividades e ações de um negócio, recomeço de trabalhos e tarefas para recuperar dados, comprometimento de dados, dados perdidos por conta de sistemas defeituosos ou ataques, e até mesmo prejuízos financeiros.

Os tipos de Backup

Anter de fazer a cópia dos arquivos, deve ser alinhado com os Gestores qual o tipo de Backup Periódico mais se encaixa em suas necessidades. Confira a seguir quatro tipos de Backup

Full

O Backup Completo, ou Full, realiza a cópia de todos os arquivos existentes de determinado sistema ou ambiente. Dentre os tipos de Backup, esse é o mais demorado. Também é o que ocupa mais espaço de armazenamento, justificado pelo volume maior de dados. A vantagem para quem usa esse tipo de cópia é a garantia de que as informações copiadas serão completas e fieis às originais. Em casos de perda total de informações, o Full é a opção certa para restaurar tudo. Para realizar outros tipos de Backup, o Full sempre precisa ser feito primeiro.

Incremental

O Backup Incremental realiza somente a cópia de dados alterados posteriormente ao último backup incremental. O espaço de armazenamento é muito menor devido a quantidade de dados a ser copiada é menor. Entre os tipos de backup, o Incremental é o mais rápido a ser completado. Porém é preciso ficar atento, realizando primeiro o Backup Completo, e realizando testes recorrentes de verificação de cópia dos arquivos.

Diferencial

O Backup Diferencial é parecido com o Incremental. Mas nele, as cópias realizadas são somente os dados alterados desde o último Backup Completo. O tempo de finalização desse Backup Periódico é intermediário, comparado a outros tipos. Ele requer mais espaço de armazenamento, mas acaba sendo mais seguro que o Incremental.

Incremental Contínuo

Este novo tipo de Backup tem sido muito utilizado nas empresas nos últimos tempos. O motivo pelo qual ele tem sido bastante utilizado é pela automatização de cópia de dados. Isso porque não precisa de verificação de quais dados precisam ser copiados. O espaço de armazenamento deste Backup é o menor entre os existentes, porque só precisa de um Backup Full.

Agora você já sabe dos tipos de Backup e da importância que eles têm dentro de uma organização. Conheça um pouco mais sobre os serviços da Eiti. Deixe seguro os dados da sua empresa a partir de agora!

[LoginRadius_Share]