O que é Outsourcing de TI e porque ele é Importante para as Empresas?

[LoginRadius_Share]

Muitas pessoas e empresas já ouviram falar sobre Outsourcing de TI e adquiriram este tipo de serviço. Mas nem todas as pessoas sabem o que isto significa. Mas não se preocupe que nós vamos te explicar o que é. Além disso, vamos falar quais são os tipos de outsourcing de TI que existem e seus benefícios.

A palavra Outsourcing significa contratar uma empresa terceirizada para realizar determinada função dentro de outra organização. Em outras palavras, é uma empresa que contrata outra para terceirizar determinado serviço.

O que é Outsourcing

O que é Outsourcing

O mercado de terceirização no Brasil está em constante crescimento. Uma pesquisa realizada pelo Suplemento de Relações de Trabalho e Sindicalização da Pnad 2015 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) e divulgada pelo IBGE, mostra que 18,9% dos empregados contratados no Brasil são terceirizados. E, como em outras áreas, o Outsourcing de TI é muito importante para as empresas. E nós vamos te mostrar porque.

Importância do Outsourcing de TI

A terceirização de TI pode ser usada em diversos tipos de serviços, especialmente no caso da tecnologia da informação. Neste caso é terceirizado a infraestrutura da TI. Toda a parte da gestão, controle e manutenção dos sistemas de informação das empresas é realizado pela empresa terceirizada. Ela também fornece mão de obra qualificada para tais atividades.

Qualquer empresa pode se beneficiar de tal serviço. Principalmente se a sua organização possui alto volume e tráfego de informações e precisa destes dados atualizados e disponíveis ao seu alcance. Além de que a segurança de tais informações é de vital importância. Isso deve ser pensado na hora de contratar um serviço de Outsourcing de TI.

Segurança de Dados

Segurança de Dados

O fato é que, para muitas empresas, contratar um departamento de TI próprio é inviável. Isso ocorre porque a contratação de uma equipe qualificada precisa de um investimento relativamente alto. Este é um dos grandes motivos que levam as empresas a adotar a terceirização de TI. Além do mais, a organização pode contar com profissionais capacitados e recursos para atender suas necessidades e alavancar seus negócios. Com o outsourcing de TI, a empresa também pode focar em questões relacionadas ao seu negócio.

Tipos de Outsourcing de TI

Existem três tipos de outsourcing de TI, e são eles o offshore, onshore e nearshore. No Offshore Outsourcing as tarefas de desenvolvimento de software, infraestrutura, entre outras, são migradas para outros países em desenvolvimento. Isso acontece devido aos baixos custos de contratação de profissionais qualificados. Esta é uma boa vantagem deste tipo de outsourcing. Mas em contrapartida, o choque cultural e falhas na comunicação devido a diferença de língua, são desvantagens que devem ser levadas em consideração.

Offshore Outsourcing

Offshore Outsourcing

O segundo tipo de outsourcing de TI é o Onshore Outsourcing. Neste tipo de serviço a terceirização é feita com empresas da mesma cidade, estado ou país da organização que está contratando. Este tipo de outsourcing resolve os problemas do choque cultural e da língua diferente que ocorre no Offshore, sendo uma boa escolha para se pensar.

O terceiro e último tipo é o Nearshore Outsourcing. Este modelo é caracterizado pela terceirização de serviços de empresas situadas em países próximos, com o mesmo fuso horário, cultura e idioma. Desta forma as diferenças são mínimas e é possível explorar o cenário econômico dos países vizinhos.

Nearshore Outsourcing

Nearshore Outsourcing

Benefícios do Outsourcing de TI

Os benefícios de se contratar um serviço de outsourcing de TI são muitos. Entre eles, se encontra, como citado anteriormente, a redução de custos. Com a terceirização dos serviços de TI a empresa elimina gastos com equipe qualificada, gerenciamento das atividades, equipamentos, entre outros gastos. Além de otimizar o tempo e o serviço, pois, com as responsabilidades da tecnologia da informação ficando por conta do fornecedor do serviço, a empresa pode focar em questões relacionadas às demais atividades operacionais.

Outro benefício é a correção de falhas. Qualquer falha pode atrapalhar ou comprometer um negócio. O fato de se ter profissionais capacitados para analisar e detectar possíveis falhas ou corrigir prontamente quando elas ocorrem é uma peça chave para qualquer empresa. Além disso, os serviços oferecidos pelo outsourcing de TI são feitos sob demanda. As soluções, infraestruturas, entre outros, são planejados e projetados para atender as necessidades específicas da sua empresa de acordo com o que ela precisa.

Benefícios do Outsourcing de TI

Benefícios do Outsourcing de TI

É um fato que nos dias atuais, o Outsourcing de TI se tornou um fator estratégico muito importante para o crescimento do negócio e a gestão das empresas. Os benefícios de tal serviço são muitos e o custo benefício é excelente. O mercado está cada dia mais competitivo e as empresas precisam adotar estratégias que otimizem seus negócios e agreguem um diferencial frente aos concorrentes.

Você gostou de entender a importância do Outourcing de TI para a sua empresa? Então não perca o próximo post! Nos vemos lá 🙂

[LoginRadius_Share]