O que é Transformação Digital?

[LoginRadius_Share]

O que é Transformação Digital?

Se você parar pra pensar e voltar 5 anos atrás, na maneira em que você vivia, diria que nada mudou para os dias de hoje? Provavelmente não. A maioria das coisas que funcionavam no passado atualmente se tornaram obsoletas ou quase não tem impacto. As empresas tiveram que se reinventar, investindo em tecnologia. Isso faz parte do que chamamos Transformação Digital.

A transformação digital não se limita apenas em comunicação digital como redes sociais, blogs e etc. Renovar processos usando a transformação digital significa colocar a tecnologia em primeiro lugar em todos os processos da empresa, incluindo o modo de trabalhar.

A fim de estar em sintonia com o mercado, os negócios compartilham internamente a cultura digital e utilizam ferramentas digitais a fim de alcançarem mais produtividade, mais resultados e menos custos.

Mas por que a Transformação Digital surgiu?

 Como a Transformação Digital surgiu

Para ter uma ideia, atualmente 7 bilhões de dispositivos móveis estão em uso pela população mundial, e mais de 4 bilhões de pessoas usam internet. A internet e sua comodidade mudaram radicalmente o modo que as pessoas vivem, mudando assim, o modo que as empresas trabalham e se comunicam com seus clientes, para processos mais eficientes. Investir em transformação digital é um grande passo para trazer sua empresa para a atualidade.

Processos de transformação digital tem impacto direto no público-alvo das empresas, sobretudo na experiência dos clientes. Segundo uma pesquisa feita pela CEI Survey, cerca de 86% dos clientes estão dispostos a desembolsar mais por uma experiência melhor. Com funções e objetivos mais atualizados, as empresas conseguem desenvolver estratégias que maior atendem às necessidades de seu público. Criar segmentações melhores e mais objetivas, conteúdo relevante, interações mais personalizadas e maior fidelização.

Como investir?

Como investir na Transformação Digital

Em primeiro lugar, a transformação digital deve ter início nos líderes da empresa. Desse modo, seus colaboradores irão compreender e compartilhar melhor da nova série de transformações que a empresa passará.

A transformação digital precisa fazer parte da cultura da empresa, por isso, setores de processos operacionais, comunicação e infraestrutura precisam estar em sintonia para melhores resultados no processo de transição. A área de TI não é o único setor a ser envolvido nesses processos, mas representa uma boa parte da transformação.

A TI na Transformação Digital

A área de TI tem um papel muito importante e significativo nas mudanças da infraestrutura da empresa. A função da TI sempre esteve mais relacionada a monitoramento, controle e manutenção de plataformas, no entanto, com as transformações ocorridas, a área de TI se tornou uma chave essencial.

TI na Transformação Digital

Seu papel hoje em dia é menos focado na manutenção de estrutura, e mais voltado à inovação digital. Criar uma experiência melhor e mais satisfatória quando em contato com clientes. É fundamental que a TI esteja alinhada no processo de transformação digital das empresas.

Durante o Industry of Things World Forum de 2016, uma pesquisa realizada no evento concluiu que apenas 26% dos empresários da indústria contam com uma estratégia de transformação digital em andamento. “O que rege, hoje, o mercado é a velocidade. Se uma empresa tem uma ideia de um novo produto e não o coloca imediatamente no mercado, um concorrente vai fazê-lo”, disse Pietro Delai, o gerente de pesquisa e consultoria da International Data Corportation Brasil.

Os quatro pontos da tecnologia na transformação digital

Pouco basta apenas pensar em investir na transformação digital. O ponto mais importante para empresas conseguirem se diferenciar é utilizar metas estratégicas. Uma plataforma SMAC é uma referência importante para melhorar os processos e detectar possíveis erros.

O que é SMAC?

Plataforma SMAC TI

A sigla é definida pelas palavras Social, Mobile, Analytics e Cloud. Essa plataforma é um mix de serviços e produtos focados nas influências da transformação digital. Adotando novas medidas e ações, as empresas conseguem resultados melhores e mais eficientes para seus clientes na era digital.

Social

Focando nas redes sociais, a parte de social tem o objetivo de criar interações mais relevantes para o usuário. Segundo a IAB Brasil, cerca de 87% da população brasileira participa de uma ou mais redes sociais, tornando-se assim, um canal importante de comunicação para as empresas estarem cada vez mais presentes.

É imprescindível que os negócios tomem estratégias para diferenciação. Algumas das vantagens de usar redes sociais de modo comercial são: feedback direto dos clientes; captação e fidelização por meio de postagens que estimulem engajamento; contorno de possíveis erros ou situações que prejudiquem a reputação da empresa; e divulgação direta de ações e promoções.

Mobile (Dispositivos móveis)

Mobile na Plataforma SMAC

A internet está disponível e presente quase 24 horas por dia na vida da população mundial. Não fazer parte de meios digitais é praticamente não existir, aos olhos dos clientes mais modernos. Estar presente em mídias sociais é estar presente na vida do usuário.

As empresas que pretendem sobreviver na era da transformação digital precisam estar conectadas de forma digital e adaptar modelos de negócio que sigam esse fluxo.

Analytics (Análise de dados)

Para o sucesso da transformação digital, é preciso registrar os resultados, fazendo análises e obtendo insights para a melhoria de cada processo dentro do negócio. Uma análise de indicadores e performance é essencial para que uma empresa seja capaz de corrigir erros e melhorar ações.

Análise de dados SMAC

Analisando e cruzando informações e dados, torna-se possível criar um relacionamento mais forte com os clientes, visando ações que melhorem sua experiência com a marca, produtos e serviços.

Cloud (Nuvem)

Considerado uma das dez tendências de TI para o futuro, o arquivamento de dados em nuvem deixa fluxos mais eficientes, tornando de fácil acesso o armazenamento e compartilhamento interno e externo de dados. Os dados deixaram de ser armazenamento físico, sem segurança e eficácia, para se tornarem inteligentes e compactos.

Esse processo também permite que as empresas desempenhem papéis mais úteis, modificando ações com facilidade e resolvendo problemas de modo ágil. O arquivamento em nuvem também permite melhor flexibilidade e escalabilidade.

Gostou do artigo e quer saber mais sobre o tema? Leia agora nosso ebook especial e exclusivo sobre Transformação Digital. E não se esqueça: A Eiti Soluções é o parceiro certo que você precisa para preparar e atualizar sua empresa para a era digital. Entre agora em contato com nossos especialistas.

[LoginRadius_Share]