O uso de cloud é uma jornada. Entenda por quê.

[LoginRadius_Share]

Com a transformação digital, a facilidade de acesso às redes sociais, aplicativos bancários e demais informações que estão em nuvem o uso de uma infraestrutura como serviço ficou cada vez mais popular. Então, se você confia suas transações financeiras e compartilhamento de dados pessoais a estas instituições e redes sociais, que nada mais são que serviços na nuvem, pare e pense porque a sua empresa ainda não iniciou a sua jornada de cloud.

De acordo com Sundar Pichai, CEO do Google, “no futuro, praticamente tudo será feito na nuvem, porque, além de mais simples, será mais eficiente”. O objetivo desse artigo é desmistificar a Cloud e como é possível fazer uso de forma segura e com performance, construindo uma jornada eficiente.

Cada jornada de cloud é uma história própria

Falamos que ir para a nuvem é uma jornada porque precisa ser pensada de forma estratégica e realizar a implantação de forma otimizada e sob medida para o seu negócio. Este é o ponto de partida da nuvem. Você deve pensar nas razões para mudar para a nuvem. O custo certamente será um fator, mas não é o único motivo para fazer a mudança. A natureza inerente do “pague o que usa” e a escalabilidade e tempo de implementação da nuvem são grandes motivadores, assim como sua disponibilidade e desempenho.

Nessa história da jornada de cloud da sua empresa, o final feliz é a exploração do valor que a nuvem proporciona para apoiar os negócios, mas também como um direcionador do valor para o seu negócio. Afinal, lembre-se que, como você, o seu cliente também quer ter serviços e atendimento com acesso fácil e disponíveis a qualquer hora e a qualquer momento.

Nem todos os seus ativos podem fazer a jornada de cloud

Pode parecer que as empresas mudam para a nuvem em um movimento único e abrangente, mas a realidade da migração de nuvem é muito mais complexa. Ao migrar os ativos da sua empresa para a nuvem você deve considerar questões críticas para o negócio.

É preciso pensar quais cargas de trabalho devem subir e existem limitações como aplicações que exigem uma conexão direta (linha de produção de indústrias, por exemplo) ou que o link seja inviável.

Por isso, cada projeto deve ser desenhado de acordo com a realidade da sua empresa e que seja financeiramente viável. Deve atender aos seus objetivos e considerar análises de demanda, escala, segurança, nível de serviço, carga de trabalho, pontos de controle e investimento, entre outros.

A jornada de cloud não deve ser feita sozinha

A jornada de cloud não é uma caminhada simples de ser iniciada e deve ser feita com cuidado e conhecimento. É imprescindível contar com um parceiro especializado em serviços de nuvem (cloudbroker) que fará o levantamento de todos os requisitos e a combinação certa de tecnologias adequadas às suas necessidades com o melhor custo/benefício entre as inúmeras opções de mercado.

Por ter feito a implantação de um grande número de projetos, o cloudbroker sabe o que dá certo e quais os riscos envolvidos. Dessa forma, é possível obter um correto processo de migração ou escala para a nuvem para que a empresa não sinta os impactos dessa jornada.

Leia também Porque contratar um cloudbroker para a gestão da nuvem para sua empresa.

O parceiro certo para guiar sua empresa na jornada de cloud

Agora que você sabe que existe segurança e uma forma de gerenciamento que garante a performance e redução de custos na nuvem está mais confortável para iniciar a jornada de cloud na sua empresa? Então conte com a Eiti para ser o seu cloudbroker estratégico para ajudá-lo a construir uma história de sucesso.

A Eiti oferece serviço de consultoria para análise que permite identificar o que pode e o que não pode ser migrado para cloud, auxiliando na construção e jornada dessa transformação. Tudo com garantia da eficiência, performance e redução nos custos atuais gerados pela infraestrutura de TI através de serviço de monitoramento.

A Eiti já ajudou diversas empresas a reduzirem mais de 30% nos custos atrelado ao TI, Quer saber como? Entre em contato com um consultor.

Designed by Rawpixel.com

[LoginRadius_Share]