Por que processos de TI são importantes para administrar uma empresa com eficiência?

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Atualmente é imprescindível que os gestores entendam o processo de TI como um fator estratégico para atuação de uma empresa. O mais comum, infelizmente, é que estas ações sejam vistas como mera formalidade burocrática. Especialmente os profissionais que trabalham no setor podem sentir que a sua colaboração é limitada por estas regras.

Este ponto de vista burocrático, no entanto, ignora a relevância de um bom gerenciamento para a tecnologia da informação. Tanto para gestores de TI, quanto para os executivos da organização, vale a pena estabelecer processos e fluxos programados. São eles que fornecem a segurança para gerenciar a empresa, trazendo organização e estabilidade para as operações do negócio.

Cinco ações para validar o processo de TI

Os processos de TI são essenciais para gerenciar de modo adequado uma organização. Na prática esta atividade trata de padronizar tudo o que se relaciona à tecnologia da informação dentro do negócio. É um cuidado que vem para evitar erros e usos ineficientes de recursos.

Para desenvolver uma boa governança de TI e permitir que toda a cadeia de colaboradores extraia o melhor resultado destas ferramentas, há um guia que podemos seguir. Veja cinco ações para validar o processo de TI na sua empresa.

1. Entender o fluxo de trabalho da empresa

A tecnologia deve se adequar ao fluxo de trabalho diário da sua organização. Isso significa que as ferramentas precisam atender às necessidades que surgem durante as atividades da companhia. Isso vale tanto para os processos-chave do negócio, quanto para os elementos administrativos.

2. Definir regras e modelos de segurança

Não menos importante é definir uma política de segurança da informação (SI) para a empresa. As regras e padrões servem para preservar este ativo tão importante na economia atual.

Com estas práticas, pretende-se alcançar a integridade, confidencialidade, autenticidade e disponibilidade da informação.

3. Escolher ferramentas que ajudem na criação e gerenciamento de processos

Para organizar todas as ações de validação dos processos de TI vale a pena investir em algumas ferramentas. É importante que elas tenham capacidade de acompanhar e fornecer dados assertivos.

A comunicação online também é relevante, já que permite transmitir por toda a organização os dados coletados.

4. Testar o processo

Uma vez que a empresa tenha definido com clareza os procedimentos a seguir, é hora de testar a eficácia das ações. Certos problemas que não são notados na fase conceitual podem ser identificados na prática. Isso significa também que este não deve ser, jamais, um processo engessado.

Afinal, é estando aberto para mudanças que a performance do setor estará sempre beneficiando a organização. A respeito deste assunto, aproveite para conferir o nosso material sobre como medir o desempenho de Ti. Basta clicar aqui para fazer o download.

5. Redefinir ações para manutenção constante

O processo de TI é parte estratégica na estrutura informacional de uma organização. É por conta disso que estabelecer modelos bem definidos para ser seguidos à risca é algo que não podemos negligenciar. Estas ações fazem com que a tecnologia da informação seja um dos pilares de sustentação do negócio.

Para que este processo não seja tão complicado para a organização, há serviços especializados que ajudam nesta questão. São empresas que trabalham o desenvolvimento e modelagem dos processos de TI, aplicando as melhores práticas de mercado. É assim que podemos garantir um melhor gerenciamento de operações.

A Eiti, por exemplo, oferece serviço de consultoria para análise de ambientes e processos, além de terceirização, incluindo gerenciamento físico e/ou remoto, monitoramento e suporte. Conheça as nossas soluções acessando este link.

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