Por que utilizar uma Gestão de TI?

[LoginRadius_Share]

Olhando de volta para alguns anos atrás, a Área de Tecnologia da Informação era um departamento sem importância para gerentes, gestores e diretores. Muito fortemente ligada à manutenção e resolução de problemas, a TI era vista em cena nas empresas apenas em consertos e melhorias. Mas atualmente o cenário mudou. A Área de TI foi muito além de conclusão de problemas e defeitos. Os gestores hoje podem contar com uma administração muito mais estratégica se usarem a Gestão de TI.

O que é Gestão de TI

Gestão da Tecnologia da Informação, ou Gestão de TI, pode ser definida como a administração de recursos tecnológicos de uma organização. Os processos que envolvem essa Gestão são a coleta, armazenamento, acesso, selecionamento, processamento e avaliação de dados.

Todos os dados de uma organização são analisados estrategicamente pelas soluções promovidas pela Gestão de TI. Essas informações dão insights valiosos para tomadas de decisões e organização de atividades diárias.

Os pilares da Gestão de TI

As estratégias utilizadas durante a gestão de qualquer organização impactam diretamente nos resultados das empresas. Por isso, a Gestão de TI pode ser baseada e sustentadas em três pilares básicos. São eles: Pessoas, Processos e Ferramentas tecnológicas.

As pessoas participam do acesso e ações realizadas dos setores. São elas que trabalham com as ferramentas e um bom treinamento pode melhorar ainda mais a gestão. Os processos estruturam a área de TI, e sem eles, as ferramentas não são capazes de trazerem resultados sozinhas. Um bom planejamento evita que ocorra buracos e falhas dentro das ações realizadas. E por último as Ferramentas Tecnológicas. Para a melhoria contínua dos processos, é claro que é necessário que estejam implementados equipamentos, máquinas, softwares e programas que supram as necessidades da organização.

Por que utilizar uma Gestão de TI

Com a competitividade cada vez mais acirrada no mercado de trabalho, é inviável que as empresas tomem decisões somente no achismo. A Gestão de TI promove uma cultura baseada em tomada de decisões estratégicas, que visam melhorar os resultados do negócio baseando-se em dados. Além de encontrar soluções inovadoras para destaque no mercado, a otimização de processos também faz parte da Gestão da Tecnologia da Informação.

Obter insights valiosos é um passo a mais na frente de concorrentes, sendo possível também corrigir erros e promover melhorias. O tempo que a Tecnologia de Informação fazia parte só dos processos de manutenção de defeitos e problemas ficou de vez no passado.

Quando usar a Gestão de TI?

Mas qual a melhor hora para implementar a Gestão de TI na sua empresa? A resposta é: Desde o início, ou pelo menos o quanto antes! O ideal é não esperar muito tempo para fazer essa implementação. Afinal, a Gestão de TI faz parte da manutenção e coleta de dados que podem ser extraídos para levarem a resultados surpreendentes.

Como implementar a Gestão de TI?

O primeiro passo de implementação é fazer um bom planejamento, e não deixar de utilizar conceitos de segurança da informação. É fundamental que os colaboradores que vão implementar a Gestão de TI possuam especialização e conhecimento além do técnico. É essencial também usar tecnologias de ponta e inovadoras, se quiser ficar sempre na frente dos concorrentes. Por fim, verificar métricas é sempre importante para o controle dos dados e informações.

 

Na hora de implementar a Gestão de TI na sua empresa, é muito importante contar com funcionários qualificados e competentes. Conte com a Eiti Soluções para levar sua empresa à frente do mercado! Conheça nossos serviços e se surpreenda.

[LoginRadius_Share]