Você sabe como proteger sua empresa dos Hackers?

[LoginRadius_Share]

Com o avanço da tecnologia muitos benefícios surgiram, tais como a automatização das coisas, a otimização de processos e de tempo, entre muitos outros. Porém, alinhado a este crescimento, o número de dados online também cresceu. Junto a todos estes fatos, ataques cibernéticos são cada vez mais comuns. Isso se dá porque as pessoas e até mesmo organizações não dão a devida atenção para a proteção e a segurança de suas informações. Vamos mostrar neste artigo como proteger sua empresa dos temidos hackers. Mas primeiramente, você sabe o que são hackers?

Segurança de Dados

Segurança de Dados

O que são Hackers

Os ciberataques estão crescendo gradativamente com o passar dos anos, especialmente pela quantidade de dados armazenados online e pela fraca segurança que são aplicados a tais informações. Em 2017, um ciberataque em larga escala derrubou os sistemas de órgãos públicos e de empresas em todo o mundo. Pelo menos 74 países foram afetados, inclusive o Brasil. Neste ano, ocorreu um caso de invasão digital envolvendo o atual ministro da justiça Sérgio Moro e os procuradores da Lava Jato jogaram uma luz sobre um dos assuntos mais importantes da era atual: a segurança digital

Por um lado um hacker é apenas um programador inteligente que consegue manipular ou modificar um sistema ou rede de computador. Já um Hacker malicioso é alguém que usa todo o seu conhecimento e potencial em computação para ter acesso não autorizado a dados e informações sigilosas das empresas. As motivações podem ser variadas, por exemplo para causar escândalos, por mera diversão ou até mesmo por dinheiro. 

O que são Hackers

O que são Hackers

A ação de hackear um computador se dá pela manipulação do comportamento normal de um computador e seus sistemas. Essa ação é feita utilizando programas que  manipulam os dados que passam pela conexão de rede para acessar as informações. O mundo do cibercrime é muito complexo. Existem diversos tipos de detalhes e ataques que muitas vezes as empresas não estão preparadas. Por isso, é necessário dar muita atenção para esse assunto e estar preparado para estas situações. 

 

Como reconhecer um Ataque?

É importante lembrar que todas as empresas estão sujeitas a estes tipos de ataques. Muitas organizações já foram vítimas de ataques chamados de Ransomware  ou Vírus de Resgate. Esse vírus assume o controle de computadores e dispositivos móveis e congela os arquivos, banco de dados e senhas de acesso. O desbloqueio dos dados depende de um código que fica em poder do hacker que exige um valor de resgate. 

Ataque Ransonware

Ataque Ransonware

Às vezes pode parecer óbvio que seu computador foi hackeado como quando outras pessoas recebem e mails seus com conteúdo suspeito. Porém existem casos quando seu navegador for sequestrado e envia você para um site que são réplicas exatas de sites que solicitam dados bancários, por exemplo. Nestes casos pode ser que você só saiba que foi hackeado quando o dinheiro ou a identidade foi roubada. Mas não se preocupe. Confira algumas dicas para se prevenir:

 

Tome Cuidado com Sites Duvidosos

Diversos ataques por vírus ocorrem em função dos usuários que são mal informados e abrem sites que são suspeitos e contaminados. Para contaminar os equipamentos com um vírus os hackers precisam instalar um software no computador da vítima, que dá início ao ataque. Uma das formas mais comuns desse tipo de ataque se dá através de e mails de phishing ou anúncios maliciosos em sites e aplicativos. 

Tome cuidado com sites duvidosos

Tome cuidado com sites duvidosos

Logo é preciso ter muita cautela ao abrir e mails ou sites que não são familiares. Além disso, é de suma importância não fazer downloads de aplicativos que não tenham verificação de uma loja virtual. Além disso, não se pode fornecer dados sem que o site seja totalmente confiável. A comunicação com os colaboradores das empresas é vital para que essas medidas sejam tomadas por todos, para manter a segurança das informações.

Utilize um Antivírus e o Mantenha Atualizado 

Existem diversos programa antivírus hoje em dia. Eles podem impedir que o vírus ransomware seja baixado no computador e também conseguem encontrar quando o mesmo é feito. Os sistemas antivírus também permitem detectar um equipamento contaminado. Antes mesmo de realizar o download a maioria dos antivírus consegue revê-los e identificar o problema. 

Utilize um Antivírus

Utilize um Antivírus

Mas não é somente o fato de ter um antivírus que irá manter seus sistemas seguros. Os usuários e empresas devem sempre estar atentos às atualizações dos softwares, para evitar a instalação destes tipos de vírus. Logo, é necessário sempre baixar a última versão disponível do software sempre que esta estiver disponível. 

Faça Bakcup dos Dados e Arquivos 

A maior ameaça que uma ataque de um hacker oferece é a perda de arquivos e documentos importantes. Quando as informações são perdidas e tudo está falhando, a única forma de segurança são os dados que são salvos em backups. 

A melhor opção é salvar seus arquivos e um sistema completamente separado. Um backup salvo em um disco externo via compartilhamento pode estar sujeito a ataques. Porém, arquivos em fita são protegidos pois são acessados somente através da ferramenta de backup. 

Faça Backup dos Dados e Arquivos

Faça Backup dos Dados e Arquivos

Procure Ajuda

Caso sua empresa precise de ajuda, existem empresas que oferecem serviços que podem auxiliar na segurança dos dados. Contrate uma empresa especializada em segurança digital para prevenir suas informações contra hackers. Ao contratar uma empresa você terá segurança sem precisar se preocupar com estas questões. Dependendo da quantidade de dados que a sua empresa possui este tipo de serviço é indispensável. 

E aí, gostou do conteúdo? Então confira mais Dicas para se proteger dos Hackers baixando nosso Ebook gratuito. A EITI Soluções oferece serviços para proteção de dados da sua empresa. Entre em nosso site e confira!

[LoginRadius_Share]