Qual a Importância da Gestão de Data Center

[LoginRadius_Share]

As demandas tecnológicas estão exigindo cada vez mais armazenamento e espaços para guardar arquivos. Isso pode ser feito através do data center. Mas o que é essa ferramenta? 

Mesmo sendo um assunto muito comentado ultimamente, poucas pessoas sabem sua valiosidade e como esta ferramenta funciona na prática. Um data center ou data room é a infraestrutura que abriga os sistemas e os recursos digitai. É uma sala propriamente dita, com os aparelhos de rede de armazenamento e aplicações para internet. 

A sala é, na maioria das vezes, provida de equipamentos de alta performance capazes de suportar enormes quantidades de dados e informações. Isso sem comprometer os sistemas conectados direta ou indiretamente.

Data Center

Data Center

Como a Gestão influencia na adoção do Data Center?

 

Gerir qualquer segmento de negócio não é nada fácil e exige muita pesquisa. Isso porque é necessário estudar e planejar para saber administrar as possíveis variáveis. Por isso percebe-se que o sucesso da criação de uma sala para assegurar o armazenamento de dados depende de um bom projeto.

Complementarmente, é fundamental conhecer as necessidades e pontos críticos da sua empresa. Já que assim, a sala será planejada de acordo com o crescimento e desenvolvimento da mesma. Essa proporcionalidade colabora para a noção de qual tamanho deve ser essa sala a curto, médio e longo prazo. Assim como a energia que irá gerar e custar, seguindo a potência das máquinas ali colocadas.

Gestão e TI

Gestão e TI

Quais as vantagens do Data Center?

O objetivo principal é a segurança de dados. Até porque é ali em que todas as informações vão estar. Mas os benefícios não param aí. Sabe-se que organização dos processos é fundamental para conseguir acelerar o desenvolvimento e não esquecer dos detalhes.

 Por isso, mesmo com uma grande quantidade de arquivos, é possível manter todos em ordem para que sejam sempre achados e nunca perdidos. Outro ponto a ser ressaltado é o monitoramento, que deve ser realizado de forma eficiente. Ou seja, com o Data Center, é viável acessar os documentos online a qualquer momento e em qualquer lugar. Isso proporciona a otimização do tempo e a melhoria do trabalho, visto que os documentos estão sempre disponíveis e seguros.

Vantagem do Data Room

Vantagem do Data Room

Quais os cuidados que esse processo requer?

 Como já mencionado, um dos principais objetivos do sistema é a segurança. Por isso, alguns pontos demandam atenção e cuidados para que esse objetivo seja atingido. Ou seja, se você armazena documentos e sistemas vitais a sua instituição em um local, é importante que o mesmo esteja preparado para alguns incidentes

Um exemplo é a climatização do local. Sabe-se que para o bom desempenho de alguns equipamentos exige-se muita energia e rotação. Porém, eles não podem superaquecer para que não estraguem ou sejam destruídos, o que pode comprometer inclusive outros dispositivos conectados e deletar algum conteúdo relevante.

Junto a isso, a prevenção e proteção do data center contra inundações e incêndios são essenciais para assegurar que nada seja perdido.

Cuidados com a Infraestrutura

Cuidados com a Infraestrutura

Como saber o tipo ideal para sua empresa?

 

Nesse momento sabemos as funcionalidades e como esse sistema ajuda na otimização dos processos. Mas para o bom funcionamento das engrenagens  é necessário que os processos sejam compatíveis. Por isso, anteriormente foi mencionada a gestão do data center, que é a responsável por impulsionar e determinar o sucesso dessa estratégia. 

O Data room pode ser tanto virtual quanto físico e a análise sobre qual dessas opções deve ser muito bem feita. Isso significa conhecer muito bem a equipe que irá utilizar o processo para entender qual das opções seria mais ágil. Lembrando sempre que, caso a instituição opte por uma sala física, deve atentar-se ao local em que o data center esteja alocado e com especialistas para oferecer manutenção frequente.

O Tipo Ideal

O Tipo Ideal

á na forma online, a empresa deve mapear de forma estratégica as empresas que fornecem esse tipo de serviço, para escolher uma opção confiável e de qualidade. Isso pode ser muito benéfico para instituições que sentem a necessidade de implementar o recurso, mas não podem investir na infraestrutura

 

Segmentando o Data Center físico

Para especificar um pouco e entender melhor como os Data Centers físicos funcionam e suas características, os dividiremos em 3 grupos. Os de edifícios multidisciplinares são os de menor porte e mais comuns de serem vistos. Já que podem ser projetados no interior da própria empresa, inclusive nas salas em que as pessoas se alojam. Ele é indicado para quem não precisa armazenar muitas informações, mas quer mantê-las organizadas.

Já o de missão crítica é indicado a quem necessita guardar conteúdos complexos e de grande responsabilidade. Este Data Center ocupa prédios inteiros, projetados para essas ocasiões. Além de ser praticamente exclusivo para equipamentos de telecomunicação e armazenamento. Essas condições encarecem o processo, mas é, muitas vezes, indispensável para algumas empresas. 

A terceira segmentação é de data center pré- fabricado. Essa classificação pode ser dividida em duas: indoor ou outdoor. Ambas as opções não exigem locais especiais e grandes. Isso porque é essa especificidade que permite a mobilidade de um lugar para outro. Por fim, para as organizações é necessário que ela entenda qual é o tipo de data center que mais se encaixa com a quantidade e relevância dos dados à serem armazenados, além do investimento disponível para esta ferramenta.

Segmentação

Segmentação

Indicações de filme e série sobre Segurança de Dados

 

Muitos filmes e séries relatam histórias e acontecimentos que só foram possíveis pela estratégia na área da tecnologia. Os filmes e séries mostram como a TI tem papel fundamental na hora de combater catástrofes, ou formá-las. Porém, esses desastres envolvendo a inovação e conteúdos online só ocorrem pela falta de conhecimento de recursos como o abordado no texto.

Segurança de Dados

Segurança de Dados

Com isso, colocaremos abaixo uma indicação de filme e uma indicação de série que se faz relevante quando o assunto é a segurança dos dados:

 

Filme- Hackers – piratas de computador (1995)

O filme conta a história de Dade Murphy (Jonny Le Muller), que aos 11 anos de idade consegue invadir mais de mil computadores de Wall Street. Aos 18 anos, Dade retorna com um novo codinome e utiliza o “hackeamento” de redes para conseguir o que quer, até se ver envolvido em um plano para incriminá-lo. A história serve como um alerta para a proteção dos dados de uma organização. Além disso, pode-se perceber a fragilidade dos sistemas quando não são bem estruturados e gerenciados. 

 

Série- Mr. Robot (2015)

A série de três temporadas conta a trajetória de Elliot. Um programador e hacker que busca desvendar segredos e mentiras das grandes organizações. Junto a isso enfrenta a presença dos seus conflitos internos e múltipla personalidade. 

Porém, quando o líder de um grupo secreto de hackers o recruta para destruir a empresa que ele trabalha, Elliot vê-se em uma situação crítica. Essa série é bem atual na abordagem de vulnerabilidades e do mundo dos hackers.

 

Gostou da matéria? Então confira nosso post com “7 dicas de como proteger seus dados Online”. Acesse nosso site e confira nossas soluções de Data Center e proteção de dados da sua empresa.

 

[LoginRadius_Share]