Qual o melhor modelo de Cloud Computing para sua empresa?

[LoginRadius_Share]

Hoje vamos falar sobre qual o melhor modelo de cloud compting para sua empresa?

O Cloud Computing ou Computação em Nuvem está revolucionando o mundo dos negócios, trazendo muito mais agilidade à comunicação, maior integração entre equipes e empresas e mais facilidade no compartilhamento de arquivos e execução de tarefas.

A Computação em Nuvem permite acesso irrestrito, de todos os lugares do mundo, a todo e qualquer tipo de documento, aplicativos, sistemas, serviços e muito mais. Basta conectar-se à internet e acessá-los em qualquer computador ou dispositivo móvel.

O nosso cotidiano já está repleto de exemplos práticos de serviços e aplicativos que se utilizam Cloud Computing: Dropbox, Gmail, Google Docs, Google Maps, Live, Netflix, Skype e muito mais. Acessamos tudo isso sem que haja necessidade de baixar nenhum software em nossas máquinas, bastando apenas um bom link de internet.

Ainda que já faça parte do nosso dia a dia, aplicar essa tecnologia aos negócios ainda não é tão fácil. Muitas empresas têm dúvidas sobre qual o melhor modelo.

E qual o melhor modelo de cloud computing?

Existem três modelos de arquiteturas de nuvem para o fornecimento de serviços, infraestrutura, armazenamento de dados, plataformas e softwares: Nuvem Privada, Nuvem Pública e Nuvem Híbrida ou Mista.

Todas elas seguem o mesmo princípio, que é o de promover o ambiente de trabalho virtual com base no aspecto colaborativo da tecnologia.  A escolha do melhor modelo de Cloud Computing deve ser orientando em função do tipo de aplicação, dos diferentes acessos e processos de negócio de cada empresa. Vamos explicar melhor e destacar algumas vantagens e desvantagens.

Cloud Computing – Nuvem Pública

Utiliza infraestrutura e aplicativos de um fornecedor de datacenter, tais como Google e Amazon. Este formato de serviços pode ser contratado por qualquer empresa e compartilhado com várias outras. Ainda apresenta alto risco em relação à segurança, pois em função do compartilhamento, no caso de uma invasão, os dados de todas as empresas podem ser hackeados.

Vantagens

• Escalabilidade quase sem limites.
• Reduz os custos de desenvolvimento da estrutura, pois os recursos são compartilhados e custeados entre várias empresas.
• Acesso imediato aos seus serviços, normalmente contratados por assinatura.
• Oferece alto desempenho e segurança aos usuários, em função da arquitetura consistente e padronizada.

Desafios

• Maior risco para a privacidade e a segurança de dados confidenciais, pois os servidores virtuais estão sujeitos a ataques de hackers. Cuidados com a criptografia dos dados, compartilhamento de chaves de privadas, local físico de armazenamento dos dados etc.
• Riscos com o modelo multitenancy (única instância lógica compartilhada por centenas ou milhares de clientes) – falha na segurança pode permitir que outro cliente ou mesmo um hacker veja todos os dados ou assuma a identidade de outros clientes.
• O Investimento é relativo, na comparação do custo de montar uma nuvem privada x pública; a segunda só é mais barata se você planeja montar um datacenter físico com os mesmos níveis de disponibilidade e segurança (energia, climatização, prevenção e combate a incêndio etc.).
• Há um custo adicional de link de internet, bem como dependência do funcionamento. Problemas com falta de desempenho e indisponibilidade podem causar falhas de conectividade.

Qual o melhor modelo de Cloud Computing

Cloud Computing – Nuvem Privada

É exclusiva da empresa, gerenciada por seus funcionários ou prestadores de serviços. É o modelo mais adotado por organizações que precisam de um ambiente físico seguro e empresas que buscam segurança e privacidade para os dados armazenados e para a utilização de aplicativos ou transações, como as instituições financeiras.

Vantagens

• Total controle dos acessos dos aplicativos.
• O investimento em ativos pode dar a impressão de que o projeto é mais oneroso no início, porém os benefícios obtidos a médio e longo prazos, com a disponibilidade, agilidade de processos e controles de segurança, compensarão os investimentos, principalmente se a implementação for otimizada com padronização dos serviços e virtualização.
• Segurança dos dados confidenciais.
• Facilidade na administração dos equipamentos.

Desafios

• Exige alta qualificação técnica.
• Escalabilidade limitada pela capacidade de investimento e pelo tempo.
• Custo de operação contínua.

Cloud Computing – Nuvem Híbrida

Misto entre nuvem pública e privada. O maior diferencial da nuvem híbrida é somar o que existe de melhor nos outros dois modelos. O setor de e-commerce recorre muito ao modelo de nuvem híbrida para resolver seus problemas de flutuações sazonais de tráfego, utilizando os recursos da pública. Mas os dados dos clientes e transações bancárias são administrados no modelo de nuvem privada. Se você pretende adotar um modelo híbrido, para que não tenha surpresas desagradáveis no futuro, uma análise criteriosa deve ser feita para verificar quais sistemas e aplicações podem ser disponibilizados em cada modelo e como será feita a sua arquitetura. Segundo o Gartner Group, 50% das empresas do mundo devem investir em nuvem híbrida até 2017.

Vantagens

• Permite a utilização dos dois modelos, conforme a necessidade de recursos.
• Ideal para empresas com necessidade de aumentar a capacidade de seu servidor ocasionalmente, para atender picos de demandas sazonais.
• Dados que exigem segurança ficam armazenados na nuvem privada.

Cloud Computing - Privada, Pública e Híbrida - Qual a diferencça - Eiti Gestão de TI

Como se vê, as vantagens oferecidas pelo Cloud Computing são muitas. Cada vez mais empresas aderem a esta tecnologia, em função da facilidade de acessar a qualquer momento, de qualquer lugar do mundo, o documento ou aplicação que quiser. Mas não se esqueça de um detalhe importante: uma boa conexão de internet é fundamental para o sucesso desta tecnologia. De nada adianta ter tudo na nuvem e ficar de mãos atadas se a internet for instável e de baixa velocidade.

Ainda está em dúvida sobre qual o melhor modelo de cloud computing para sua empresa?

Descubra a melhor foma de implementar nuvem na sua empresa.

Conte conosco, temos know-how em projetos de Cloud Computing e uma equipe altamente capacitada para gerenciar e monitorar seu ambiente e ainda cuidar de aspectos como segurança, contingência, disponibilidade, implantação das aplicações e links de internet.

Cloud Broker - especialistas em nuvem para sua empresa - Eiti Gestao de TI

[LoginRadius_Share]