Saiba a importância da Integração da TI com os demais Departamentos da sua Empresa

[LoginRadius_Share]

O sucesso de uma empresa e o crescimento de seus negócios dependem de vários fatores. Um deles é a integração entre os departamentos da organização, trabalhando todos engajados e com objetivos em comum. E a TI não deve ficar de fora disto. Saiba agora a importância da Integração da TI com os demais departamentos da sua empresa.

O papel da TI nas empresas

No cenário atual , a tecnologia da informação tem um papel muito importante dentro das empresas. Principalmente na função de suportar, proteger, condensar, compilar, analisar e disponibilizar todos os dados da empresa. E este é um dos principais motivos que demandam a necessidade da TI estar perto dos demais departamentos, visto que ela pode colaborar para os bons resultados do negócio.

O Papel da TI nas Empresas

O Papel da TI nas Empresas

Além disso, com todas as novas tecnológicas que vão surgindo, o setor de TI tem o objetivo de utilizá-las em prol do sucesso da organização. Conforme as inovações tecnológicas alteram o ritmo do mercado, dos clientes e da própria empresa, o setor de TI é fundamental para acompanhar as mudanças e torná-las um diferencial competitivo para os negócios.

Mas, para que a TI atinja os objetivos e que tudo funcione de maneira eficiente, segura e adequada, ela deve estar sempre se comunicando com os demais setores do negócio. Tal ação faz com que a integração na empresa seja fluida. Além disso, é necessário que a TI conheça de maneira detalhada todas as funções, atividades e necessidades da empresa e de seus trabalhadores. Desta forma ela consegue identificar quais são os sistemas, softwares e tecnologias que irão melhorar o funcionamento da organização.

O Papel Externo da TI

Além de estar atento ao ambiente interno da empresa, o setor de TI deve estar atento também ao mercado externo. Todos os dias surgem novas tendências e tecnologias que podem ser úteis à empresa. O papel da TI é descobrir tais tecnologias e analisar seus benefícios e malefícios para os negócios.

O Papel Externo da TI

O Papel Externo da TI

É um fato que nem toda tecnologia pode ser assertiva. Outro fato é que ela pode ser positiva para algumas empresas, porém não se encaixa no seu modelo de negócio. Por estes motivos, é necessário que a TI, através do seu CIO (Chief Information  Officer) conheça muito bem a sua empresa e seus negócios. O próximo passo é analisar todos os pontos positivos e negativos das tecnologias para então tomar uma decisão assertiva e com foco nos resultados. Somente com a integração entre a TI e os demais departamentos, isto é possível.

Benefícios da Integração da TI com os Outros Departamentos

Já deu pra perceber a importância da Integração da TI com todos os departamentos das empresas. Mas esta integração também possui muitos benefícios.

O primeiro benefício é a aproximação em questão de colaboração, comunicação e otimização dos processos. Quando a TI faz o planejamento e a operação integrados aos departamentos acaba por unir todos eles. As soluções encontradas pela TI otimizam as tarefas e melhoram os resultados. Além de que, os demais funcionários sabem que estão contribuindo para o bom funcionamento da empresa.

Benefícios da Integração da TI com os Outros Departamentos

Benefícios da Integração da TI com os Outros Departamentos

Outro benefício decorrente da integração é o fato de que o departamento de TI pode  identificar os problemas e buscar soluções tecnológicas rápidas que levam toda a operação a trabalhar em torno de uma solução em comum. Além disso, com a TI ligada a operação gera um monitoramento, automação e otimização de todos os processos. Desta forma, as demandas são solucionadas e as decisões são eficazes. Outro ponto é que com a TI participativa nos negócios, os dados coletados tem mais relevância e qualidade.Isso faz com que as estratégias de marketing possam ser direcionadas e mais efetivas, uma vez que se baseiam em dados que foram coletados e analisados pelo setor da TI.

Coleta e Análise de Dados pela TI

Coleta e Análise de Dados pela TI

Um fator importantíssimo a ser considerado é que, quando a empresa é bem estruturada, a produtividade aumenta. Se a TI consegue medir e analisar a performance de todos os setores, ela consegue planejar estratégias e planos de ação que possibilitam fazer mais gastando menos. Exemplos disso são tecnologias que agilizam os processos, otimizam o tempo e eliminam trabalhos extras. Todo o investimento economizado pode, futuramente, ser investido em inovações tecnológicas. Enfim, esses e outros benefícios, são motivos suficientes para começar a integrar e alinhar a TI com todos os departamentos da sua empresa.

O Futuro é Digital

Por fim, o futuro dos negócios está  na internet. E a transformação digital está dentro das empresas trazendo desafios e oportunidades. A ideia de que a TI era uma parte da empresa que apenas consertava as coisas com mal funcionamento está no passado. Atualmente a TI é parte estratégica em todos os processos da empresa.

O Futuro é Digital

O Futuro é Digital

Partindo disso, a integração entre a TI e todos os departamentos das empresas é inevitável para o sucesso dos negócios. É a forma como os gestores terão inovação, otimização, inteligência e melhoria nos processos. E isso deve se estender para qualquer instituição sejam elas grandes, médias ou pequenas. Qualquer empresa pode se beneficiar da tecnologia, basta utilizar as ferramentas de forma correta e integrada objetivando o êxito e a eficiência dos negócios.

Gostou do post? Então leia acompanhe nossos posts e Saiba como será o Futuro dos negócios com TI. Entre em contato conosco e conheça nossos serviços e soluções para Integração da TI com todos os departamentos da sua empresa!

[LoginRadius_Share]