Segurança da Informação nas Empresas

[LoginRadius_Share]

O que é Segurança da Informação?

Segurança da Informação é o nome dado ao conjunto de práticas e ações para proteger volumes de dados, seja para uso pessoal ou profissional. Quando falamos da Segurança de Informação nas empresas, os serviços de TI sempre devem ser associados a este tópico.

Segurança da Informação

Dentro de uma organização, a segurança de dados trata de assuntos como ameaças, roubos, ataques ou destruição de dados. Esse conjunto de ações voltadas para proteger a segurança de uma empresa baseia-se em pilares como confidencialidade, autenticidade, integridade e disponibilidade.

Benefícios da Segurança da Informação

Para qualquer organização, dados são uma fonte de poder. No mundo dos negócios, eles estão sendo cada vez mais utilizados para implementarem estratégias e planejamentos. Esses dados podem ser informações como análise de mercado, testes de produtos e segmentações, análise de concorrência, entre outros.

Benefícios da Segurança da Informação

Além de serem uma carta na manga na hora de competir com a concorrência, esses dados podem ser sigilosos como dados de clientes e consumidores, o que atualmente é um assunto muito tratado devido à nova Lei Geral de Proteção de Dados. A Segurança da Informação traz ações efetivas na hora de proteger os dados, evitando ataques, vazamentos e crimes cibernéticos.

Quando investir em Segurança da Informação?

A verdade é que não existe um momento certo para implementar ações de segurança em uma empresa. Sendo uma organização, automaticamente gera um volume de dados vulneráveis a ataques e ameaças. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Gartner, em 2018 o investimento global em segurança de dados deveria chegar na casa de 93 bilhões de dólares.

Muitas empresas reconhecidas no mercado já foram alvo de vazamento de dados, como a Carrefour, Vivo, Facebook, e muitas outras. Gestores de médias e pequenas empresas podem não dar atenção a medidas de segurança necessárias, e isso é um grande erro, pois qualquer organização, de qualquer porte e setor, está sujeita a vulnerabilidades atualmente.

Investir em Segurança da Informação

Ações da Segurança da Informação

Agora que você já sabe o quão importante tem o impacto da segurança de dados em uma empresa, talvez esteja se perguntando quais ações são realizadas na implementação e execução desse conjunto de práticas. São muitas as ações que podem ser executadas nas organizações, vamos citar algumas delas:

Um dos métodos mais seguros de privacidade de dados é a criptografia (utilizada até por empresas como o WhatsApp). Com a criptografia, as informações são recebidas apenas por destinatários, evitando acesso a usuários e sistemas não autorizados.

Como proteger sua empresa

Em caso de comprometimento de dados, é sempre importante fazer um backup periódico. Desse jeito, é certeza que os dados originais serão recuperados com seu volume normal.

 

Ter ferramentas de monitoramento é essencial dentro do departamento de TI. Uma visão ampla de todas as atividades de uma organização fornece um melhor planejamento e atenção para novas e possíveis ameaças.

Treinar os colaboradores geralmente é uma ação esquecida e menosprezada pelos gestores. É muito importante que todas as pessoas presentes dentro de uma organização recebam o devido treinamento, principalmente quando se trata de segurança cibernética.

Ações Segurança da Informação

Manter softwares e drives atualizados também é uma ação importante, visto que é um dos principais meios de entrada em sistemas por hackers. Sempre que houver novas atualizações, não deixe de completá-las regularmente.

 

 

Sabia que a Eiti Soluções é referência quando o assunto é segurança nas empresas? Não corre mais riscos, conheça agora mesmo nossos serviços.

[LoginRadius_Share]