Segurança em nuvem: protegendo seus arquivos

[LoginRadius_Share]

Hoje vamos falar sobre a segurança em nuvem.

Na era da transformação digital a tecnologia mudou a vida das pessoas. O mundo está online e cada vez mais o consumidor quer ter tudo acessível e resolvido em poucos clicks.

De acordo com Denis Arcieri, diretor geral do IDC Brasil, não há mais espaço para postergar projetos de transformação e inovação e mais de 6% dos CIOs pretendem investir na estratégia de entrega multicanais em 2017 para melhorar a experiência dos clientes.

Para fazer frente à esta nova realidade, as empresas precisam atender seus clientes com a agilidade que eles esperam, mas também precisam se preocupar em como se proteger dos ciberataques.

Segurança da informação sempre foi uma preocupação dos CIOS, dos gestores e até dos acionistas, pois a imagem da empresa pode ser comprometida, o que leva a prejuízos financeiros se ocorrer alguma falha. Segurança em nuvem preocupa ainda mais… bancos, varejos, empresas e-commerce, prestadoras de serviço e mesmo as indústrias B2B precisam garantir a segurança neste tráfego de dados ou estão sujeitas a perder clientes caso não o façam.

Conectividade com segurança em nuvem

Como foi dito, em um mundo conectado 24 horas por dia, as pessoas começam a ignorar aquelas empresas que não oferecem canais de comunicação e uso de seus serviços de forma digital.

No post “Tendências de Cloud computing: o que vem por aí?“, Cisco Visual Networking Index aponta o enorme crescimento do tráfego total de dados móveis globais que, em 2019, será 11 vezes maior do que em 2014. E para que as empresas possam utilizar-se dessa conectividade móvel para atender os clientes de forma mais inteligente, só mesmo por meio do enorme poder e capacidade proporcionada pela cloud computing. Afinal, quando o cliente paga suas contas online, ou acessa um serviço digital, ele está usando a nuvem.

A nuvem dá sustentação aos projetos de transformação digital e inovação mas sem descuidar da segurança da informação tão necessária para a sustentabilidade do negócio. Isso porque investir cada vez mais em segurança de dados é fator primordial dos provedores de cloud computing.

“Não há como fugir disso”, afirma Diane Greene, fundadora da VMware, que assumiu a vice-presidência do Google em dezembro de 2015. Ao compartilhar sua visão sobre o futuro da cloud computing, o Google aponta que temas como proteção, mitigação de riscos, resposta a ameaças e compliance passarão por uma onda de automação, com uma abordagem mais profunda e abrangente.

Bônus: você pode acessar um ebook gratuito desenvolvido pelo cloud broker Eiti sobre “Como aumentar a segurança da informação na sua empresa”.

Segurança em nuvem - Eiti Gestão de TI

Arquitetura pensada para garantir segurança em nuvem

A computação em nuvem já nasceu conectada, online, digital. Sua arquitetura é toda pensada e evolui para novos e melhores atributos de desempenho e segurança da informação. Confira os principais benefícios:

1- Maior acessibilidade: de qualquer lugar a qualquer momento

Para as empresas: poder acessar todos os arquivos a partir de qualquer lugar, bastando fazer login e ter o acesso à internet. Tudo está acessível em portais e aplicativos móveis. Dessa forma, não é mais necessário o uso de HD externo, pendrives, servidores físicos e outros equipamentos sujeitos a perdas, furtos e danos.

Para os clientes: comodidade de fazer a compra do produto ou serviço online ou acessar o suporte ou o canal de atendimento ao cliente via mobile, rapidamente, de onde estiver.

2- Maior rapidez: sincronização e distribuição de recursos de acordo com a demanda

Na nuvem há sincronização e maior liberdade para os sistemas se expandirem sem precisar fazer reparos ou transferências de dados para outro lugar. É possível incluir novos servidores host no ambiente em apenas algumas horas e ativar servidores virtuais em tempo real.

Assim você fica preparado para responder rapidamente aos picos de tráfego e diminuir a escala facilmente durante os períodos mais lentos. A distribuição dos recursos é feita instantaneamente para atender ao aumento de demanda.

3- Mais segurança: backups e robustos sistemas contra invasões e vulnerabilidade

Erros causados por falhas humanas, problemas com dispositivos ou bugs do software utilizado podem ter um grande impacto na forma como a empresa vai se recuperar de eventuais problemas de segurança.

Na nuvem, há garantia da recuperação de dados caso ocorra algum desastre e o gerenciamento de interrupções de energia. Ao serem incluídas na sua estratégia de segurança as opções de firewall de software e hardware, de backup, de acesso restrito e a possibilidade da contratação de recursos exclusivos não compartilhados, a cloud computing aumenta consideravelmente as barreiras de proteção.

Este arsenal de segurança na nuvem contribui para assegurar o tempo de atividade, para proteger os servidores e a rede e para fornecer um controle maior das configurações de acesso.

4- Menos falhas: servidores remotos garantem redundância e eficiência

Na nuvem, os servidores remotos garantem a redundância. Todas as informações terão um grau de disponibilidade maior e, com a redução do impacto causado por falhas, a empresa consegue manter um nível de performance mais amplo continuamente.

Os data centers dos provedores de nuvem são pensados e projetados para que, desde o local até os requisitos de acessibilidade, densidade e redundância, garantam a segurança, a resiliência e a eficiência.

Como você pode constatar a nuvem suporta as estratégias das empresas para a integração de produtos e serviços físicos e digitais, para melhorar a experiência dos clientes e para obter mais eficiência operacional e organizacional.

Logo, investir em cloud computing é o caminho natural para geração de novas oportunidades de negócio nesta era digital, mas sem se descuidar da segurança da informação.

Na nuvem com o parceiro certo

Tendo a Eiti como seu parceiro gestão na nuvem, a manutenção e disponibilidade dos serviços ficará por conta de uma equipe especialistas. Ao contratar a Eiti, além de garantir uma arquitetura com segurança em nuvem, você garante os níveis de serviço adequados para atendimento dos usuários,  liberando a sua equipe de TI para apoiar as demais áreas de forma mais estratégica.

Conte com a Eiti – especialista em gestão de nuvem – para desenhar o projeto mais seguro e o grupo de configuração que seja financeiramente viável para sua empresa. Realizamos um diagnóstico grátis da sua TI.

Conheça nossa metodologia de trabalho e conte com profissionais especializados que irão ajudar sua empresa a ter os melhores resultados com Cloud Computing.

Cloud Broker - especialistas em nuvem para sua empresa - Eiti Gestao de TI

[LoginRadius_Share]