Você sabe a diferença entre Help Desk e Service Desk?

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Muitas empresas da área de TI se deparam com essa questão. Principalmente as empresas que necessitam de um suporte técnico especializado. A grande dúvida em relação a este tema é qual é a diferença entre Help Desk e Service Desk?

Mesmo sendo termos bastante conhecidos, tanto o Help Desk quanto o Service Desk são serviços de suporte e possuem características próprias com diferenças entre si. Mas ambos são importantíssimos para melhorar a produtividade e solucionar problemas na área da TI de uma organização.

Help Desk e Service Desk, qual contratar?

Help Desk e Service Desk, qual contratar?

Mas não se preocupe. Vamos explicar um pouco mais quais são as diferenças entre Help Desk e Service Desk e quais são os benefícios de cada um.

O que é Help Desk?

O Help Desk é um tipo de suporte de TI que soluciona problemas que não são tão complexos. Um exemplo é quando a impressora ou um computador não estão ligando.

Este suporte de TI tem o objetivo de ajudar a resolver com rapidez as necessidades imediatas dos usuários de maneira eficiente. Em contato com um atendente, as pessoas são orientadas para resolução do problema. Dependendo do caso, o atendente pode acessar o computador do usuário remotamente.

O que é Help Desk

O que é Help Desk

Este suporte pode ser fornecido tanto por funcionários internos quanto por empresas terceirizadas, os chamados call centers. Os canais que podem ser utilizados para o Help Desk são vários, entre eles e-mails, chats, telefones, entre outros.

Os clientes são atendidos por profissionais qualificados para este tipo de atendimento. Geralmente todas as ligações são registradas para controle e monitoramento dos atendimentos. Caso o problema seja muito complexo e não seja resolvido, as solicitações são encaminhadas para o setor responsável. Tais solicitações são acompanhadas e monitoradas até o solucionamento do problema.

O que é Service Desk?

O serviço de Service Desk pode ser entendido como uma evolução do Help Desk. Este fato ocorre porque ele possui maior qualidade para atendimento da demanda, além de centralizar todas as carências e necessidades da empresa.

O que é Service Desk

O que é Service Desk

O suporte oferecido pelo Service Desk é destinado para questões mais complexas e que necessitam de mais experiência e cautela para serem resolvidos. Alguns exemplos disso são as falhas de segurança, as paradas de servidores ou sistemas, ou seja, problemas que afetam a organização como um todo. O Service Desk também pode propor estratégias para a área de TI.

O atendimento neste caso pode ser realizado por telefone, online ou presencialmente, dependendo da dificuldade da questão. O Service Desk é essencial para a gestão da TI de uma empresa pois eles podem prever possíveis falhas. Isso faz com que reduza os custos, uma vez que podem identificar e solucionar o problema. Logo, quando as ferramentas de TI estão bem estruturadas e funcionando perfeitamente, o serviço pode ser entregue com qualidade.

Serviços Entregues com Qualidade

Serviços Entregues com Qualidade

Help Desk e Service Desk – Qual é Melhor?

A dúvida que fica então é qual dos dois serviços escolher para os seus negócios. A resposta é simples: os dois são de vital importância e têm objetivos diferentes. Dependendo da sua necessidade e da complexidade do seu problema, você deve optar pelo serviço correto. Se o que você procura é um serviço de médio a longo prazo, que seja mais completo, o ideal seria o Service Desk. Pois com ele, além do atendimento qualificado você garante a manutenção da empresa e evita possíveis falhas.

Mas no caso de questões que são impossíveis de serem previstas e são urgentes, o Help Desk é a escolha perfeita. As emergências e imprevistos são a especialidade deste serviço.

Help Desk x Service Desk - Qual é Melhor

Help Desk x Service Desk – Qual é Melhor

Então, é possível concluir que, mesmo que o Service Desk seja contratado, é altamente recomendado que ele esteja integrado e alinhado com um sistema de Help Desp. Desta forma o atendimento é mais rápido e personalizado para cada tipo de problema. Com os problemas resolvidos, qualquer organização pode melhorar alavancar seus negócios.

Gostou do texto? Então confira o post sobre “Quatro dicas para melhorar a gestão do seu suporte técnico”. Abraços e até a próxima!

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