Você sabe o que é segurança lógica?

[LoginRadius_Share]

Nos últimos anos os ataques cibernéticos têm aumentado muito. Por isso, diversas organizações se preocupam com a integridade, disponibilidade e confiabilidade das suas informações. Entenda nesse artigo como funciona a segurança lógica e confira dicas para proteção contra possíveis ataques.

Organizações buscam assegurar seus dados

Organizações buscam assegurar seus dados

 O que é segurança de dados

Inclui a segurança de todos os dados perante ameaças e interferências. Sejam elas intencionais ou acidentais, não autorizadas, roubadas ou com o intuito de destruição. Mas não se preocupe, hoje há diversas ferramentas e mecanismos que auxiliam na proteção de dados e informações.

Diversas ferramentas e mecanismos que auxiliam na proteção de dados

Diversas ferramentas e mecanismos que auxiliam na proteção de dados

Existem três atributos que conduzem todas as etapas da implementação de processos e ferramentas para garantia e segurança de todos os dados da organização. São eles: a confidencialidade, a integridade e a disponibilidade. A confiabilidade está ligada a limitação de acesso e sigilo das informações. Assim ela permite que apenas determinadas pessoas tenham acesso às informações mais importantes da empresa. 

Mantendo todas as características originais das informações, a integridade permite que todos os dados se mantenham íntegros conforme estabelecidos. Esse atributo está diretamente relacionado ao controle de mudanças e à preservação das informações, para que não sofram alterações acidentalmente. Já a disponibilidade, garante que as informações sempre estarão disponíveis para o uso legítimo. Assim, as pessoas autorizadas sempre terão acesso aos dados.

Mecanismos de Segurança

Mecanismos de Segurança

Mecanismos de Segurança

São medidas que buscam controlar o acesso às informações de forma física e lógica. O controle lógico são todos os controles que limitam o contato ou acesso direto à informação ou à infraestrutura criada e mantida. Eles servem para garantir a existência dos dados. É possível listar diversos mecanismos de segurança física como: portas, paredes, trancas e entre outros. Estes protegem o centro de dados, o local onde os computadores e a rede de telecomunicações se encontram. Tal fato  garante que pessoas não autorizadas acessem os espaços onde as informações se encontram.

Já os controles lógicos são barreiras que impedem e limitam o acesso aos dados. Em sua maioria são caracterizados pelo uso softwares. Esse mecanismo está ligado ao acessos que os usuários possuem sob as aplicações e ferramentas que são “invisíveis” aos olhos das pessoas externas aos ambientes de informática.

Controles Lógicos

Controles Lógicos

Ferramentas que podem auxiliar sua empresa

Baseado em algoritmos para codificação de dados, a criptografia torna os textos ilegíveis os quais só podem ser lidos e acessados por pessoas que possuam a chave de acesso. Com essa técnica é possível assegurar as informações corporativas mais importantes, escondendo de possíveis invasores e fraudes. 

Outra ferramenta importante é a assinatura digital. Com a função de garantir a integridade dos documentos, ela é construída a partir de um conjunto de dados criptografados. Existe também um termo chamado Honeypot. Trata-se de um software capaz de detectar ou impedir ações de crackers, spammers ou qualquer possível interferência não autorizada. Por fim, outra maneira de proteger os dados da sua empresa é através de controles diversos de acesso. Estes podem atuar como processos de autenticação, ou seja, verificam a identidade digital do usuário. Biometria, palavra-chave, cartões inteligentes e firewalls são alguns exemplos dessa categoria.

Controles Diversos de Acesso

Controles Diversos de Acesso

Principais Falhas na Segurança de Dados

Com a expansão da informatização e tecnologia, o número de hackers também ataques virtuais também aumentam. Mas alguns erros são cometidos pelas empresas ao se tratar da segurança de dados. Um exemplo disto é a falta de planejamento. Não possuir um planejamento de segurança de dados pode ser uma grande influência para que os dados corporativos sejam afetados. Sem esse planejamento, a organização não é capaz de reconhecer quais são suas possíveis vulnerabilidades físicas e lógicas.

Planejamento Incompleto

Planejamento Incompleto

Outra questão importante é a falta de treinamento da equipe corporativa. Sem o treinamento sobre segurança da informação, as pessoas cometem alguns erros com informações corporativas como: compartilhar chaves de acesso, download de arquivos não confiáveis, e diversas outras ações. Essas atitudes permitem que possíveis invasores interfira nos dados

Principais falhas na segurança de dados

Principais falhas na segurança de dados

Além disso, existe também a ausência de normas de proibição. Muitas organizações não possuem informações claras sobre o que é proibido ou não de desempenhar na rede interna. Sem essas proibições claras, as pessoas tendem a utilizar dados importantes sem muita preocupação. Por isso uma boa opção é delimitar os acessos com o uso de senhas, e também possuir um controle diário de acessos.

 

Como melhorar a Segurança dos Dados? 

Todos os dias, diversas novidades no campo da tecnologia surgem. Por isso, acompanhar esses lançamentos de ferramentas e mecanismos pode ser uma grande estratégia para sua empresa. Aqui, é importante analisar os investimentos, em sua maioria. É muito mais simples investir em algo que irá assegurar suas informações do que lidar com prejuízos maiores e com a perda de informações importantes para seu negócio.

Além disso, deve-se realizar com maior frequência avaliações. Elas servem para visualizar possíveis ameaças e vulnerabilidades no sistema informativo (dados corporativos) da sua organização. Para isso, é necessária a utilização de ferramentas de monitoramento com o auxílio de auditorias periódicas. Por fim, uma estratégia é mostrar às pessoas como todos podem ser afetados com algum ataque caso a proteção de dados não seja seguida na organização. É evidente como todos os colaboradores possuem responsabilidade sobre os dados e assim devem buscar cooperar para que todas as informações e dados se assegurem.

Como melhorar a segurança dos seus dados e informações

Como melhorar a segurança dos seus dados e informações

Ficou curioso para saber mais como proteger todos os dados e informações da sua organização? Então confira o nosso post sobre “7 dicas para proteger seus dados online”. Entre em contato com a EITI Soluções em TI e confira nossos serviços de Segurança de Dados para a sua empresa!

[LoginRadius_Share]