Você sabe quais são os tipos de Cloud Computing?

[LoginRadius_Share]

Você provavelmente já utilizou a nuvem para alguma atividade ou serviço, mesmo sem saber que estava fazendo. Se você simplesmente editou algum documento no Google Docs você já teve contato direto com o Cloud Computing, ou Computação em Nuvem. É inegável que o futuro da computação está na nuvem. Mas você quais são os tipos de Cloud Computing que existe? Vamos mostrar para vocês quais são eles, os tipos de implantação e as vantagens desta nova tecnologia que está revolucionando o mundo empresarial.

O que é Cloud Computing?

Primeiramente, para entender quais são os tipos de Cloud Computing, vamos entender o que é este conceito. A Computação em Nuvem é uma tecnologia que usa a internet para armazenar e centralizar recursos, programas e dados de uma organização. Ela oferece a possibilidade de acesso às informações de qualquer dispositivo com acesso à internet, sem precisar de um computador pessoal ou servidor local. Um passo importante é saber migrar para a nuvem de forma correta para não haver maiores problemas.

O que é Cloud Computing

O que é Cloud Computing

 

As vantagens de utilização de serviços de Cloud Computing são muitas. Entre elas está a redução de custos das empresas com infraestrutura pois ela elimina os gastos com compras de hardware, software, entre outros. Além de economizar espaço pois os dados são armazenados online. Outro grande benefício é a centralização e atualização das informações facilitando a procura e a localização de dados bem como garante a segurança dos mesmos. Com tantos benefícios, o número de empresas que utilizam Cloud Computing está aumentando cada vez mais. Mas, para uma boa utilização desta tecnologia, é preciso saber e entender quais são os modelos de cloud computing que existem.

Dados Armazenados Online

Dados Armazenados Online

Tipos de Cloud Computing

Com o aumento da popularidade da computação em nuvem, várias estratégias surgiram para suprir as necessidades de cada cliente. Cada tipo de Cloud Computing tem um nível de controle e gerenciamento diferente. Logo, as empresas têm a missão de verificar quais são as características de cada modelo e analisar quais as estratégias a sua organização irá traçar, para então decidir qual é o modelo que irá atender às suas necessidades e de seus clientes. Existem três principais tipos de Cloud Computing e são eles: Infraestrutura como Serviço (IaaS), Plataforma como Serviço (PaaS) e Software Como Serviço (SaaS).

Tipos de Cloud Computing

Tipos de Cloud Computing

Infraestrutura como Serviço (IaaS)

O primeiro tipo de Cloud Computing é a Infraestrutura como Serviço, ou IaaS. Ela é uma estrutura em nuvem que oferece recursos de hardware avançados. A infraestrutura compreende os componentes básicos da TI em nuvem, além de dar acesso aos recursos de rede e espaço para armazenamento de dados. A IaaS oferece também uma infraestrutura com flexibilidade, gerando autonomia para que a empresa faça o gerenciamento via internet.

Em resumo, este modelo traz ao usuário controle além de a responsabilidade de gerir todos os processos, programas e sistemas operacionais.

Infraestrutura como Serviço (IaaS)

Infraestrutura como Serviço (IaaS)

Plataforma como Serviço (PaaS)

O segundo tipo de Cloud Computing, como o nome já diz, é uma plataforma para aplicações e desenvolvimento com componentes de cloud computing. Este serviço nada mais é do que o fornecimento de uma plataforma criada para as empresas armazenarem e gerenciarem seus programas. Logo, as organizações não assumem os custos de infraestrutura, uma vez que o gerenciamento de hardware e software fica por conta do provedor da PaaS.

Portanto, com esta plataforma, as empresas podem focar na implantação e gerenciamento das suas aplicações. Isso faz com que as empresas se tornem mais eficientes e reduz os erros cometidos pela sobrecarga de trabalhos e processos.

Plataforma com Serviço (PaaS)

Plataforma com Serviço (PaaS)

Software como Serviço (SaaS)

Este último modelo disponibiliza um serviço completo, executado e gerenciado pelo provedor. Primeiramente um produto de software é disponibilizado por um servidor na nuvem. Este servidor irá se comunicar com o usuário e operar o programa virtualmente. Portanto quem opta por contratar este modelo deve ter um software sempre atualizado.

Este tipo de Cloud Computing se parece com o IaaS no sentido de que a empresa contrata um recurso para ser usado remotamente, pagando somente pelo que for utilizar. Mas ao contrário do IaaS, somente o serviço de software é contratado e não a infraestrutura.

Software como Serviço (SaaS)

Software como Serviço (SaaS)

Tipos de Implantação

Os tipos de implantação do cloud computing também são divididos em três. O primeiro tipo é a nuvem pública. Este tipo de aplicação se concentra totalmente na nuvem e todos as suas atividades são realizadas nela. A nuvem privada é uma opção que não necessita de investimento alto em armazenamento, atualização, gestão e mão de obra pois o provedor se encarrega destas atividades.  Um ponto negativo é que este modelo não oferece muito controle sobre a plataforma. Além de que a personalização do hardware são limitados.

O segundo tipo é a nuvem privada ou local. Este modelo é utilizado para armazenar e processar dados das empresas utilizando a implantação de recursos e ferramentas locais. A  nuvem privada é recomendada para empresas de médio e grande porte, uma vez que elas possuem muitos processamentos que somente um provedor não consegue gerenciar. Em suma, ela é recomendada para quem precisa de um controle maior dos seus serviços de TI. Porém, um ponto negativo é com relação ao preço. Os custos deste modelo costumam ser mais altos e a empresa é responsável por investir e gerir os processos, controle e entre outras atividades.

Curstos para Tipos de Implantação de Cloud Computing

Curstos para Tipos de Implantação de Cloud Computing

Por fim, existe também o modelo híbrido, ou Nuvem Híbrida, em que os dois modelos (público e privado) são utilizados. Este modelo permite que a empresa use cada um dos modelos anteriores para um determinado fim. Esta opção tem sido adotada por empresas que precisam reduzir os custos de TI e prezam pela segurança de seus dados.

Benefícios dos Tipos de Cloud Computing

Os benefícios dependem do tipo de cloud computing escolhido e do objetivo da organização. O modelo IaaS, por exemplo, oferece baixo custo, eficiência e uma certa proteção. No modelo PaaS, você também têm uma redução de custos, visto que as empresas não precisarão criar uma infraestrutura específica. Além de que a Plataforma como Serviço oferece a facilidade de uso para quem a contrata.

Por fim, com o modelo de Software como Serviço, a sua empresa garante uma redução de custos de manutenção além de maior acessibilidade.

E aí, gostou de saber quais são os Tipos de Cloud Computing? Então confira o post sobre “8 Vantagens do Cloud Computing” para o seu negócio”. Até a próxima.

[LoginRadius_Share]